Início » Dicas » 5 cursos mais procurados do Senai

5 cursos mais procurados do Senai

A qualificação é um passo importante na busca por um emprego. Com isso, não é incomum as pessoas procurarem instituições de ensino reconhecidas no mercado. O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está entre elas. Neste conteúdo separamos 5 cursos mais procurados do Senai para você se inspirar.

Para quem ainda não conhece, o Senai conta com várias unidades espalhadas pelo país. Ao todo, a instituição disponibiliza mais de 300 modalidades de cursos. Com várias classificações, os cursos técnicos ainda são os mais procurados para profissionalização. E por ter um bom relacionamento com a indústria, o aluno Senai muitas vezes já sai empregado também. 

Conheça os 5 Cursos mais procurados do Senai nos último anos

Abaixo separamos uma lista com 5 opções de cursos mais procurados na instituição. A mesma foi criada conforme informação do próprio Senai. Antes de tudo vale entender que o Senai desenvolve cursos conforme a necessidade do mercado. Portanto, a lista abaixo é baseada na experiência da instituição para a demanda da indústria pelos profissionais.

Por se tratar de várias modalidades separamos a lista em duas partes. 5 cursos mais procurados de qualificação livre, assim como 5 opções de cursos técnicos. Primeiramente vale entender que os cursos técnicos são aqueles profissionalizantes aprovados pelo MEC – Ministério da Educação. A opção pode ser cursada durante o ensino médio e é mais extensa. 

Já cursos livres são também especializações. Contudo, neste caso não precisam de regulamentação do MEC ou outro órgão do governo para atuar. Portanto, há diferença na hora da escolha e por isso separamos a lista em dois. Para que as opções livres e técnicas sejam compreendidas. Acompanhe. 

5 cursos técnicos mais procurados do Senai

Como dito acima, os cursos técnicos são especializações profissionalizantes que ensinam a profissão na prática. Neste caso, 5 cursos mais procurados do Senai entraram para lista. São eles:

Curso Técnico em Eletrotécnica

A especialização tem como principal objetivo desenvolver competências para atuar em sistemas elétricos. Neste caso entram sistemas prediais e industriais. Segundo o Senai, a especialização traz conhecimento sobre normas técnicas de segurança. Assim como também ensinamentos de como executar e reparar instalações elétricas de baixa tensão. 

Curso Técnico em Administração 

Entre os 5 cursos mais procurados do Senai também está o Curso Técnico em Administração. Ele é uma especialização para ensinar técnicas administrativas as pessoas. Assim como coordenar equipes e utilizar tecnologias para controle de equipe, vendas, logística e finanças nas empresas. 

Curso Técnico em Mecânica 

Outro curso bastante requisitado é o Curso Técnico em Mecânica. Neste caso, a opção tem como foco desenvolver habilidades em processos de manutenção. Assim como melhoria de máquinas, equipamentos e coordenação de equipe. Dentre seus ensinamentos estão fundamentos da tecnologia mecânica, processos de fabricação e sistemas de automação mecânica.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

O curso em si, tem com foco a segurança do trabalho. A especialização permite que o aluno execute ações prevencionistas. Assim como também desenvolva e monitore processos de saúde e segurança do colaborador. Nele estão inclusos ensinamentos sobre técnicas de identificação, avaliação e controle dos riscos. Além disso ensina como investigar, analisar e prevenir possíveis acidentes ocupacionais. 

Curso Técnico em Automação Industrial 

E por fim, outro curso muito procurado no Senai é o Curso Técnico em Automação Industrial. Com grande demanda no mercado de trabalho, o curso ensina como tudo sobre o segmento de automação industrial. Através dele é possível saber como projetar, programar, reparar, modificar e montar processos industriais. 

5 cursos mais procurados do Senai na modalidade livre 

E agora que já contamos quais são os 5 cursos mais procurados do Senai na modalidade técnica, vale conhecer quais são as opções livres. Segundo o Senai as especializações são bastante variadas. Abaixo separamos quais são elas.

Assistente administrativo –  Curso mais simples que o técnico administrativo, mas cujo objetivo é capacitar a pessoa sobre a rotina administrativa nas empresas. Nesta opção, o aprendizado contribui para que a pessoa saiba como atender fornecedores e clientes, assim como faça gestão e controle de documentos. 

Assistente de Recursos Humanos – Curso que capacita os alunos sobre a rotina do RH dentro da empresa. Nele é possível desenvolver habilidades do setor dentro da legislação. Assim como também ter controle de funcionários, processo de recrutamento, contratação, treinamento, entre outros. 

Assistente de Contabilidade – Nesta opção, o profissional sai capacitado a executar procedimentos contábeis e financeiros também. Aprende sobre a gestão da contabilidade, assim como atividades relativas à função. Do mesmo modo estão inclusas informações sobre lucro real, elaboração de plano de contas, declarações fiscais entre outras. 

Operador de Computador –  Entre os 5 cursos mais procurados do Senai livres também está o operador de computador. Nesta opção o aluno aprende habilidades técnicas sobre os sistemas operacionais. Assim como também seus aplicativos e periféricos. O profissional sai capacitado a atuar no ramo da informática segundo a instituição.  

Eletricista Residencial – E por fim, o curso Eletricista Residencial também está entre as opções mais procuradas. Nele é possível se especializar em instalações elétricas de edificações. Tudo sobre a lei e legislação que rege sobre a profissão é ensinada. A especialização permite atuar tanto em áreas de manutenção como construção civil. 

Esse artigo foi útil para você?

Leia também:

➡️ Curso técnico de enfermagem Senac

➡️ Curso Técnico de Radiologia SENAC

➡️ Curso de informática Básica Senac