Início » Matricula » Boletim Sageal Alagoas: Cadastro, Boletim e como se inscrever

Boletim Sageal Alagoas: Cadastro, Boletim e como se inscrever

O Boletim Sageal Alagoas está entre as ferramentas digitais escolares do estado alagoano. O documento faz parte de uma das medidas implementadas pela Secretaria de Educação. A ideia, segundo o governo, é disponibilizar um acesso digital aos pais e alunos. Assim como permitir que cada vez mais os mesmos tenham acesso ao ambiente escolar. 

Neste conteúdo separamos tudo sobre o Boletim Sageal Alagoas. Nele você vai aprender a como acessá-lo, assim como consultar o histórico escolar. Além disso também será possível aprender a como consultar as pré matrículas dos alunos. Tudo por meio digital e disponibilizado no site específico. Acompanhe. 

Boletim Sageal Alagoas

Primeiramente, vale saber que o Sageal Alagoas é um sistema desenvolvido pela secretaria de educação do governo de Alagoas. Através dele é possível acessar diversos documentos. Entre eles está o Boletim Sageal Alagoas, assim como o histórico escolar e informações relevantes do calendário da escola. 

O sistema é destinado somente para alunos da rede pública de ensino do Estado. Portanto, consegue ter acesso todos aqueles matriculados em escolas estaduais. Outro ponto importante do sistema foi reduzir os gastos com papel das escolas, as quais antes precisavam imprimir os documentos. 

Considerada uma ferramenta oficial do sistema, o portal Sageal também permite a pré-matricula dos alunos. Aqueles que já estão matriculados podem se rematricular através do próprio sistema. Assim como consultar posteriormente no site de Matrículas específico.

Como acessar o Sageal Alagoas? 

Para ter acesso a todos os documentos escolares do aluno o mesmo precisa adentrar no sistema. Contudo é comum muitas dúvidas surgirem nesse processo. Por isso um passo a passo foi criado com a intenção de ajudar. Abaixo você confere como fazer para ter acesso ao sistema:

  • O primeiro passo é acessar o Sistema Boletim Sageal Alagoas;
  • Lá é necessário  fazer um login e digitar uma senha;
  • Os dados, por sua vez, precisam ser cadastrados na escola onde o aluno está estudando;
  • Após digitar os dados, basta clicar em “Ok” e pronto! O sistema ficará disponível. 

O que fazer caso perder a senha?

Uma vez cadastrado no Boletim Sageal Alagoas, o usuário pode acessar o sistema quantas vezes quiser. Contudo, caso por algum motivo perca a senha, a mesma pode ser redefinida também. Neste caso, ao acessar o sistema conforme passo a passo acima, o usuário pode clicar na opção “Esqueci minha senha”. 

Ao fazer isso, o sistema irá pedir para digitar o login. Ao digitar, um e-mail de redefinição de senha será enviado para o contato cadastrado. Então basta seguir as recomendações da plataforma e pronto. O seu acesso será reestabelecido. 

Como acessar o Boletim Sageal Alagoas e Histórico escolar?

Como vimos, o Boletim Sageal Alagoas é um dos serviços oferecidos pelo sistema educacional do estado. Neste caso ao acessar o sistema conforme o passo a passo acima, o aluno ou seu responsável precisa clicar na opção Boletim. Lá é possível verificar todas as notas do aluno, bem como sua frequência escolar. 

Caso o pai ou responsável tenha dúvidas pode imprimir o documento também. Assim como comparecer diretamente à escola para conversar sobre o assunto. O propósito é justamente auxiliar os pais sobre o desempenho escolar. Assim como facilitar o dia a dia do aluno com questões digitais na escola. 

O histórico escolar também é um documento que fica a disposição. Neste caso, o aluno deve procurar por “Histórico Escolar” na interface do sistema. Além do acesso online neste caso, o pai ou responsável pelo aluno pode solicitar o documento diretamente na secretaria da escola. 

Para quem é professor, por sua vez, o sistema aparece de outra forma. Assim como para o aluno a informação das notas é de visualização, o professor consegue fazer o processo ao contrário. Ou seja, o mesmo pode através do sistema disponibilizar as notas pelo sistema. Assim com demais informações necessárias sobre o ambiente escolar.

Matrículas Alagoas

O Alagoas também esteve entre os estados que decidiu por digitalizar o processo de matrícula. Os alunos que já fizeram a matrícula no início do ano e estão aguardando o resultado da pré-matricula podem acessar o mesmo de forma online. Para isso, diferente do Sageal, o governo disponibilizou outro endereço eletrônico. Confira o passo a passo abaixo.

Para acessar o resultado da pré-matrícula no Alagoas é necessário:

  • Acessar o site Matrículas 2022;
  • Clicar em Resultado Pré-Matrícula;
  • Um arquivo com todos os alunos alocados irá abrir. Basta conferir os dados. 

Quem fez a pré-matrícula pelo Sageal 2022 também pode acessar o resultado. Neste caso o site é o mesmo. Basta clicar no campo específico chamado “Confira o resultado pré-matrícula no SAGEAL”. 

Além de todo esse processo, o site também disponibiliza outras informações. Nelas estão informações sobre o processo de pré-matrícula. Assim como contato das Escolas mais próximas do endereço do aluno. Além do calendário escolar para o ano de 2022.  Caso ainda sim o pai ou responsável tenha dúvida, o mesmo pode clicar no campo “Fale Conosco”.

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Pré-Matrícula 2022: Como Funciona? faça a sua!

➡️ Siaep 2022 – como consultar, acessar e quem tem direito?

➡️ Painel do aluno MS 2022