Início » Enem » Como ter isenção na inscrição do ENEM

Como ter isenção na inscrição do ENEM

O exame Nacional do Ensino Médio é uma das portas de entrada para a universidade. Então, veja como conseguir a isenção na inscrição do ENEM.

O ENEM mudou a vida de muitos brasileiros há um bom tempo. O programa serve para que pessoas consigam os diplomas do ensino fundamental e médio e também é porta para as universidades.

Com eles é possível se inscrever para diversos cursos, por vezes sem a necessidade de prestar vestibular. Ainda, é possível usá-lo para participar de programas como Prouni, SISU e em Portugal.

COMO SE INSCREVER NO SENAI 2021?

A inscrição para o ENEM

O valor da inscrição para o ENEM em 2021 é de R$85,00. O valor é considerável, principalmente em tempos onde todas as pessoas buscam maneiras de economizar o máximo possível.

Mas o que você talvez não saiba é que é possível conseguir isenção na inscrição do ENEM. Abaixo você confere algumas dicas importantes que podem te ajudar a conseguir isso.

Como conseguir isenção na inscrição do ENEM

Primeiramente, com a isenção na inscrição você se livra de um gasto que pode ser empregado em outra situação. De qualquer forma, não há qualquer diferença entre candidatos pagantes e isentos.

Mas para que você consiga a isenção é preciso seguir alguns pontos. Assim, são requisitos para requisitar a isenção:

  • Não ter se ausentado do último exame ou justificado a falta;
  • Estar cursando o último ano do ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou mediante bolsa em instituição privada;
  • Ter renda per capita igual ou menor que 1,5 salário mínimo;
  • Ser membro de família cadastrada no Cadastro CadÚnico, com número NIS.

Quem está cursando um curso superior e quiser fazer o ENEM, pode solicitar a isenção. Nesse caso, é preciso que se atenda a esses requisitos, como qualquer outro candidato.

Esses são os requisitos básicos para conseguir uma isenção na inscrição do ENEM. Então, caso você não consiga se enquadrar em alguma das situações, ainda há tempo para consertar as coisas.

Prazos

Acabou, no dia 28 de maio, o período para solicitar a isenção na inscrição do ENEM 2021. Também terminou, na mesma data, o tempo dado pelo governo para que as pessoas justificassem ausências.

Assim, no dia 09 de junho deverão sair os resultados, tanto das justificativas quanto dos pedidos de inscrição. Depois disso, entre 14 e 18 de junho abre-se o prazo para recorrer das decisões.

O resultado oficial, depois da análise dos recursos, sai em 25 de junho. Aí sim todos poderão saber quem conseguiu a isenção e quem conseguiu justificar a ausência do ano passado com sucesso.

Como fazer a solicitação

A solicitação de isenção na inscrição do ENEM é feita anualmente no site do INEP. Basta acessar o site e, mediante informação do CPF e data de nascimento, acessar a área reservada.

isenção na inscrição do ENEM
isenção na inscrição do ENEM

Depois disso fica muito mais fácil preencher os dados e fazer o seu pedido de forma adequada. É preciso preencher dados de Número de Identificação Social e outros dados socioeconômicos.

Da mesma forma, é preciso informar e-mail e telefone de contato.

Atenção para a inscrição

Se você pedir a isenção da inscrição e a tiver deferida, ainda há uma etapa para ser feita. A isenção não garante o seu direito de fazer o ENEM, mas sim o de fazer a inscrição sem pagar.

Então, depois que você conseguir a isenção, é preciso fazer a sua inscrição regularmente. Ainda, fazer a prova, como qualquer outro candidato que tenha interesse em participar do exame.

Assim, não pense que o processo termina com a concessão da isenção. O ideal é que você continue o processo até o fim do exame.

Vale a pena fazer o ENEM

Conseguir a isenção na inscrição do ENEM é algo importante, pois o programa é um dos mais importantes do país. Com ele você pode buscar vagas em faculdades do Brasil e de Portugal.

Além disso, a nota do ENEM é reconhecida por muitas universidades como o próprio vestibular. Em outros casos, ela pode servir como um bônus para a nota da sua prova.

Além disso, para ter acesso a programas como o SISU e PROUNI é preciso contar com nota no ENEM. Ou seja, se estiver na dúvida, faça o exame e depois veja o que quer fazer.

Conclusão

Como você viu, o ENEM é de suma importância para você que deseja ter acesso ao ensino superior. Estudar pode ficar muito mais fácil depois de fazer o exame e conseguir uma boa nota.

Mas você viu também que a inscrição conta com um valor um pouco pesado. Então, uma boa opção é aproveitar o auxílio que o governo dá, com inscrições sem custos.

Agora que você já sabe como conseguir isenção na inscrição do ENEM, não há mais motivos para deixar de fazer o exame. Confira os requisitos e faça agora mesmo a sua solicitação no site.