Cuidador de Idoso Senac: Inscrições, Requisitos Mínimos, Gratuidade


Curso Cuidador de Idoso Senac 

Antes de tudo é possível dizer que para quem gosta de trabalhar com pessoas idosas, o curso de cuidador de idoso Senac pode ser uma boa opção de especialização. O curso é muito buscado não somente pelo fator salarial, mas com certeza o lado humanitário. 

Ao envelhecer, as pessoas acabam por perder parte da sua capacidade cognitiva, assim como ficam mais propícias a quedas e falta de mobilidade. 

Com isso, o curso é voltado justamente para trabalhar estas questões com os pacientes, onde a qualificação permite que o profissional exerça promoção do envelhecimento saudável.

Assim como saiba diferenciar os processos da velhice e orientações de equipe multiprofissional que atendem a pessoa. 

Durante as aulas é possível aprender:

  • Como auxiliar a pessoa idosa sem necessidade de cuidados especiais em sua rotina;
  • Ter conhecimento sobre leis e  Estatuto do idoso, alimentação, autocuidado, fatores de higiene, conforto, entretenimento, mobilidade física e saúde psicológica do idoso;
  • Prestação de serviços para pessoas idosas com necessidade de cuidados especiais como respeito e sigilo de informações, riscos de infecções cruzadas, descarte corretor de resíduos, higiene corporal e oral, administração de medicamentos, realizar curativos entre outros;
  • Interpretar informações da equipe multidisciplinar;
  • Organizar o ambiente de permanência do idoso;
  • Identificar situações de risco para o idoso;
  • Mediar situações de conflito;
  • Conhecimento sobre programas voltados para o idoso propostos pelo Sistema Único de Saúde, assim como Sistema Único de Assistência Social;
  • Conhecimento sobre a importância do estímulo e manutenção da independência, dependência e autonomia da pessoa idosa. 

Em suma, também é importante destacar que o objetivo principal do curso de cuidador tem como foco instruir o profissional a contribuir para um menor comprometimento funcional.

Assim como preservar e valorizar a ética do ambiente de trabalho, além de garantir a convivência familiar e social e por fim a  independência e autonomia do idoso. 

Para quem pensa em cursar esta opção vale saber que o curso de cuidador de idoso Senac conta com 160 horas de carga horária e é uma versão paga.