Início » Senac » Curso de Informática Básica Senac: Guia completo do Curso.

Curso de Informática Básica Senac: Guia completo do Curso.

O Curso de Informática Básica Senac é uma opção para quem procura saber sobre sistemas operacionais. Afinal,  atualmente é difícil encontrar uma profissão que não utilize computadores. Com isso, a opção é uma boa oportunidade para o mercado de trabalho, pois ensina como o sistema operacional funciona. 

Caracterizado como livre, o curso ensina como usar o Windows e o pacote Office também. Para quem ainda não sabe, o pacote é completo de ferramentas. Nele é possível aprender a digitar um documento, por exemplo. Além disso também é possível entender como criar uma apresentação e planilhas matemáticas. 

Pensando nisso, este artigo traz tudo sobre o Curso de Informática Básica Senac. Assim como permite entender os requisitos mínimos e como fazer a inscrição do mesmo. Acompanhe. 

Curso de Informática Básica Senac

Primeiramente vale saber que o Curso de Informática Básica Senac é desenvolvimento pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ele é uma das instituição reconhecidas em todo o Brasil. Criada em 1946, a instituição hoje conta com muitas unidades espalhadas pelo país. 

O curso em questão é voltado para o mundo da tecnologia. Com a demanda crescente dos últimos anos, entender o básico se tornou essencial. A opção é caracterizada como curso livre e conta com uma carga horária de 75h. Algumas unidades estão incluindo conhecimentos sobre Mídias Sociais também, por isso a carga horária pode ser maior. 

Ideal para quem deseja aprender o básico de informática, o curso traz conhecimentos sobre o Windows 10. Além dele, a opção também traz aprendizados sobre os programas mais utilizados do pacote Microsoft Office mais recente. Algumas unidades Senac trazem conceitos iniciais sobre inclusão digital. 

A princípio a grade curricular do curso de informática básica Senac traz aprendizados como:

  • Conceitos de Hardware e Software;
  • Introdução dos Sistemas Operacionais Windows e Linux, dando ênfase no Windows;
  • Conhecimento sobre o Pacote Office;
  • Organização de janelas, discos, arquivos, pastas no Windows utilizando o explorador de arquivos;
  • Formatação de Textos e Documentos profissionais no Word;
  • Criação de planilhas e gráficos inserindo dados, realização de cálculos, fórmulas e funções do Excel;
  • Apresentações do PowerPoint com efeitos diferentes;
  • Criação de planilhas eletrônicas;
  • Utilização da Internet, acesso à sites e pesquisas online. 

Durante a realização do curso de informática Senac, o aluno poderá contar com o apoio do Laboratório de Informática da Instituição. Além de aulas práticas, o aluno poderá usar softwares para colocar o aprendizado em prática segundo o Senac. Contudo, aulas remotas também poderão acontecer nesta opção. 

Este curso em específico não conta com lista de materiais a princípio. Vale lembrar que o curso também é pago, portanto o aluno precisará fazer um investimento. 

Requisitos Mínimos

O curso de informática básica Senac conta com requisitos mínimos. Assim como demais opções de aprendizado, o curso exige que:

  • O interessado esteja cursando ou concluído o ensino fundamental;
  • Seja maior que 13 anos.

Já dentre os requisitos recomendados para aulas remotas é importante que o aluno:

  • Tenha acesso a um computador com características: Windows 10, acesso à internet, processador i3 ou equivalente que suporte 64 bits, espaço disponível no disco de 10 GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4 GB.

 

Inscrições para o Curso de Informática Básica Senac

Constantemente, o curso de informática básica Senac vem sendo ofertado pelas unidades em todo o país. Com isso, é comum dúvidas surgirem sobre as inscrições do curso. Abaixo um passo a passo foi criado para ajudar nesta missão. Para quem deseja realizar a inscrição basta se atentar as informações a seguir:

  • Acima de tudo o primeiro passo é acessar o site oficial do Senac Brasil;
  • Lá é necessário escolher a região onde mora e clicar sobre o estado em questão;
  • Uma nova aba com o Senac Estadual vai abrir;
  • Em seguida é necessário digitar na lupa “Curso de Informática Básica Senac”;
  • Opções irão abrir. Neste caso é importante selecionar a opção deseja e ler as informações;
  • Caso o curso Senac seja realmente o que deseja basta escolher a cidade onde deseja cursar;
  • Então é preciso clicar no botão “Matricular-se” ou então “Pagar”. Seguir as recomendações da plataforma, fazer o pagamento e pronto. A inscrição será efetuada. 

Disponibilidade em seu Estado – Cidade: Para verificar a disponibilidade do curso em sua região, acesse: https://www.senac.br.

Posteriormente a própria plataforma irá indicar os próximos passos. Assim como fornecer informações sobre dias, horários e demais documentações sobre o curso. Antes da finalização da inscrição, um aviso de aula presencial ou remota na unidade escolhida também pode aparecer. 

Curso de Informática Básica Senac Programa de Gratuidade.

Para quem deseja realização a inscrição para concorrer a bolsa de estudo precisa ficar atento aos prazos. Do mesmo modo que acontece a inscrição paga, a inscrição para bolsa segue os mesmos passos. Contudo a plataforma irá destacar um botão especial com data e horário específicos para a inscrição de bolsas. 

Antes de tudo vale lembrar que as vagas gratuitas são facultativas. Cada unidade Senac pode oferecê-las ou não conforme disponibilidade. As vagas também são escolhidas de forma classificatória. Ou seja, é necessário inscrever-se no dia e horário correto e comprovar renda máxima de dois salários mínimos na família. 

Segundo o Senac, o interessado também não deve estar cursando nenhum curso da instituição. Assim como comprovar por meio de documentos no ato da matrícula os requisitos mínimos exigidos para participação gratuita. 

Esse conteúdo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Inscrição SENAC 2022 – Como fazer, Requisitos e Cursos

➡️ Jovem Aprendiz Bradesco – Guia completo

➡️ Curso de manutenção de computadores Senac