Início » Encceja » Encceja com certificado: Saiba como

Encceja com certificado: Saiba como

Se você não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, uma boa alternativa pode ser o Encceja com certificado.

A verdade é que os certificados de conclusão dos ensinos iniciais podem ser bastante úteis. Inclusive na hora de procurar emprego ou prestar um concurso público, eles são essenciais.

O que muita gente não sabe é que, mesmo não tendo ido à escola quando criança e adolescente, é possível conseguir os certificados. Para facilitar tudo isso existe o Encceja.

CONHEÇA CURSOS GRATUITOS ONLINE COM CERTIFICADO

O que é o Encceja?

Antes de mais nada é preciso que você entenda que o Encceja é um programa voluntário e gratuito. O exame permite a certificação de pessoas que não concluíram a educação básica no passado.

Então, o Inep, instituição ligada ao Ministério da Educação, promove o programa todos os anos. Então, para você que busca o Encceja com certificado é possível encontrar uma estrutura toda pronta.

Encceja com certificado
Encceja com certificado

Tudo isso é feito para que mais pessoas tenham acesso a uma formação inicial oficial. A existência dos certificados pode abrir portar e permitir que muita gente mude de vida.

Como se inscrever

Se você busca um certificado do ensino fundamental ou médio, deve acessar o site do Inep. Em 2020 o Encceja foi cancelado, em razão da pandemia, mas a partir de 2021 ele deve voltar à tona.

Então, a dica é ficar atento ao site do Inep e acompanhar todas as notícias.

Como alcançar o Encceja com certificado

Uma coisa importante é a qual você deve se atentar é que há diferenças entre a prova de ensino fundamental e médio. Há possibilidade de você fazer as duas provas, então fique atento às diferenças.

Para o ensino fundamental são feitas questões a respeito de:

  • Historia;
  • Geografia;
  • Língua portuguesa;
  • Matemática;
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • Educação física;
  • Artes;
  • Ciências naturais.

No caso da prova para conseguir o certificado do ensino médio, as questões são outras. Nesse caso você precisa saber sobre:

  • Ciências da natureza;
  • Matemática;
  • Linguagens e códigos;
  • Ciências humanas.

Mas não se preocupe, pois apesar dos nomes diferenciados, tratam-se das mesmas matérias que se tem na escola. Além de tudo isso, nos dois casos você precisa fazer uma redação.

Como conseguir o Encceja com certificado

Para conseguir o certificado é preciso ter um bom desempenho nas provas. Então, basicamente você precisa atingir as seguintes metas:

  • 100 pontos em cada prova objetiva;
  • 5 pontos na redação.

O mais interessante é que, se você for aprovado em uma área, mas reprovado em outra, a sua aprovação permanece mantida. 

Encceja com certificado
Encceja com certificado

Isso permite que você consiga o Encceja com certificado de maneira muito mais fácil.

Quem emite o certificado?

Caso você seja aprovado, estará apto a conseguir um Encceja com certificado e poderá usá-lo como quiser. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é o MEC quem emite o certificado.

Na verdade, eles são emitidos pelas secretarias estaduais de educação ou pelos Institutos Federais. 

Como pegar o certificado

Agora que você já conseguiu a aprovação, está na hora de pegar o seu documento. A função do Encceja com certificado é te permitir ter acesso a ele, então não perca tempo.

Para isso você vai precisar:

  • CPF;
  • RG;
  • Boletim com notas do Encceja.

Posteriormente, basta você procurar a sua secretaria da educação e solicitar maiores informações. Além disso, em alguns casos, até mesmo se pode tirar o certificado de forma online.

O que fazer com o certificado

Um dos pontos mais importantes de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio é a possibilidade de prestar o ENEM. Assim, você poderá, inclusive, ingressar em uma faculdade.

Ou seja, o Encceja pode ser o primeiro passo para uma revolução total em sua vida. Dessa forma, com o certificado em mãos você estará apto à prosseguir e crescer de forma nunca antes imaginada.

Além disso, outro ponto importante é que, mesmo com o certificado de conclusão do ensino fundamental, já é possível prestar alguns concursos públicos. Assim, as vagas de emprego começam a se abrir.

Conclusão

Como você viu, o Encceja pode ser um ótimo aliado para quem busca ficar mais forte no mercado de trabalho. Dessa forma, se você não teve a oportunidade de concluir os estudos antes, procure saber mais.

Com a conclusão do ensino fundamental ou médio, muitas outras portas tendem a se abrir para você.

Muitas empresas privadas também avaliam o curriculum do candidato com base em sua formação. Ou seja, ao conseguir o certificado, você passa na frente de diversos outros competidores.

Dessa forma, agora que você já sabe como conseguir o Encceja com certificado, não há mais motivos para ficar parado. Por fim, comece a estudar, verifique as opções e mude de vida agora mesmo.