Início » Concurso Público » Fuzileiro Naval 2022: Como fazer a inscrição? Requisitos e Dicas Gerais

Fuzileiro Naval 2022: Como fazer a inscrição? Requisitos e Dicas Gerais

Quem deseja seguir carreira na área militar com certeza já deve ter pesquisado sobre o concurso de Fuzileiro Naval 2022, carreira importante na área naval e que pode ser escolhida tanto para trabalhar como soldados (Praças) como também Guardas-Marinha (Oficiais).

Cada uma das áreas possui funções diferentes e claro também formações específicas para seguir dentro do ambiente da Marinha Brasileira, contudo ambas são preenchidas por concursos e que por sua vez são bastante concorridos no país. 

Ficar atento aos editais,  fazer a inscrição e seguir requisitos mínimos para participar da prova com certeza estão entre os principais objetivos para quem deseja concorrer a vaga. 

Com isso separamos nesse conteúdo as principais informações necessárias para que isso aconteça. Acompanhe!

Concurso Fuzileiro Naval 2022

Diferente do Marinheiro que possui mais funções administrativas, o Fuzileiro Naval tem seu posto relacionado unicamente ao combate. 

O Concurso para Fuzileiro Naval 2022 foi iniciado ainda em 2021 e já está em andamento. Ao todo serão disponibilizadas 1300 vagas para o curso de formação de soldados segundo a Marinha, sendo 1060 delas direcionadas ao Centro de Instrução Almirante Milciádes Portela Alves, que fica em Campo Grande, Rio de Janeiro e é responsável pela parte Sul e Sudeste do país. 

Já 240 delas serão direcionadas ao Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, que por sua vez é responsável pela parte Centro-Oeste, Nordeste e Norte e fica localizada na Capital do país, Brasília.

Através do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) o concurso está acontecendo por etapas e cada uma delas possui caráter classificatório.  A primeira prova aconteceu em julho de 2021 e recebeu mais de 13 mil inscrições. 

 Quais as etapas do concursos de Fuzileiro Naval 2022? 

Como vimos, passar no concurso de fuzileiro naval 2022 requer passar etapas. A prova de escolaridade é a primeira delas e tem carácter classificatório. Depois dela outras são solicitadas como:

  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Inspeção de Saúde;
  • Verificação de Documentos;
  • Teste de Insuficiência Física;
  • Procedimento de Heteroindentificação (PH);
  • E por fim o Exame Psicológico.

Vale lembrar que a etapa de escolaridade é composta normalmente por 50 questões de português e matemática de múltipla escolha.

O teste físico, por sua vez, serve justamente para avaliar as condições físicas do participante e incluem provas de natação, corrida, flexão na barra e também abdominais.

Já o exame psicológico serve para avaliar a personalidade da pessoa, assim como suas aptidões gerais conforme o cargo e responsabilidade propostas. 

Requisitos Mínimos

Além das etapas aqui comentadas, o concurso também requer alguns requisitos mínimos para participar. Nesse caso é necessário:

  • Ser brasileiro e ter mais que 18 anos, porém menos que 22 anos;
  • Ser do sexo masculino;
  • Ter concluído o ensino médio em escolas brasileiras reconhecidas pelo MEC;
  • Ter altura mínima de 1,54 m e máximo de 2 m; 
  • Ser voluntário.

Como fazer a inscrição?

Como vimos acima, o concursos para Fuzileiro Naval 2022 já começou em 2021, portanto não há possibilidades de fazer uma nova inscrição no momento.

Contudo é importante ficar atento aos editais disponibilizados pela Marinha em seu site, de modo a acompanhar os processos de quem já realizou a primeira prova, por exemplo, assim como também a possibilidade de outras vagas disponíveis na carreira naval. 

Para saber quais concursos estão abertos e quais em andamento é necessário:

  • Acessar o site da Marinha Brasileira; 
  • Clicar em Concursos;
  • Após clicar em “Concursos com Inscrições abertas”;
  • Uma nova aba vai abrir. Neste caso é necessário procurar o concurso desejado;
  • A plataforma vai separar em três itens: Editais Autorizados com Inscrições a serem abertas, Editais autorizados com Inscrições Abertas e Concursos Públicos em Andamento;
  • Basta procurar o concurso desejado e clicar sobre ele; 
  • Uma nova página vai abrir e então é necessário fazer a inscrição online conforme os campos solicitados e também emitir o boleto para pagamento da inscrição. 

Dicas Gerais 

A principal dica para quem deseja cursar o Concurso para Fuzileiro Naval com certeza é se atentar as informações repassadas no edital. 

Ficar atento aos prazos das provas, entrega de documentos e teste para conclusão do processo são importantes. 

Cursos preparatórios para a prova escrita já existem e talvez investir em um deles pode ser tornar uma boa ideia. 

Antes de prestar o concurso é importante se preparar fisicamente também, uma vez que as provas físicas exigem do participante:

  • Nadar por 50 metros em até dois minutos sem parar ou apoiar-se sobre as bordas ou fundo da piscina;
  • Correr 3200 metros em até 19 minutos;
  • Três repetições de barra com distensão total dos braços e flexão até que o queixo ultrapasse a barra;
  • 38 abdominais em um minuto. 

Vale lembrar também que ao passar no concurso, o egresso passa por um período de adaptação, onde palestras, exercícios físicos e um curso preparatório passa a ser desenvolvido para só então desempenhar atividades mais intensas. 

Durante o curso preparatório, os alunos recebem bolsa auxílio e fazem o treinamento por 17 semanas para só então atuar como fuzileiro naval. 

Esse artigo foi útil para você? 

Edital Para fuzileiro Naval em 2022

Para acessar o edital para Fuzileiro naval em 2022 basta clicar no link a seguir: LINK

Leia também:

➡️ FGV concurso, como se inscrever?

➡️ Inscrição colégio Militar

➡️ Estratégia concursos, como funciona?