Início » Jovem Aprendiz » Jovem Aprendiz Correios 2022: Requisitos, Convocação e Informações 

Jovem Aprendiz Correios 2022: Requisitos, Convocação e Informações 

Criado em 2000, o programa Jovem Aprendiz Correios 2022 estreia esse ano como uma oportunidade a mais para quem está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho. Com foco nos jovens que ainda estão em fase escolar, o programa visa a contratação de mais de 4 mil pessoas entre 14 a 24 anos. 

O programa teve uma pausa em 2020 e 2021 por conta da crise sanitária e o processo seletivo que aconteceu em 2020 voltou a ser aberto agora em 2022. As convocações estão acontecendo de forma gradativa e em várias cidades do país. Quem participou do processo seletivo naquele ano precisa estar atento se o nome está ou não na lista de convocados disponível no site do correio.

Para entender melhor o assunto separamos abaixo como o programa Jovem Aprendiz Correios 2022 está acontecendo este ano e quais requisitos mínimos e informações gerais precisam ser conhecidas. 

Requisitos mínimos Programa Jovem Aprendiz Correios 2022

Com mais de 20 anos de existência, o programa desenvolvido pelos Correios para contratar jovens aprendizes durante os anos se tornou referência no país e ofereceu oportunidade para muitos deles ingressarem no mercado de trabalho posteriormente. 

Para quem ainda não conhece, o programa vem de encontro com a lei n° 10.097, a qual traz em sua essência a lei da aprendizagem e benefícios do menor aprendiz por incentivar empresas de médio e grande porte, assim como órgãos públicos a ter em seu quadro de funcionários até 15% de jovens aprendizes entre 14 a 24 anos para facilitar a inserção deles mercado de trabalho. 

Mas assim como qualquer empresa, o programa traz alguns requisitos mínimos para participação. Entre eles estão:

  • Ter entre 14 a 24 anos;
  • Ser estudante do ensino fundamental, médio ou já ter concluído;
  • Não ter nenhum outro vínculo empregatício;
  • Possuir carteira profissional de trabalho;

Vale lembrar que o programa Jovem Aprendiz dos Correios é uma ação corporativa e portanto segue as diretrizes da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. 

Nesse caso, a contratação acontece a partir de critérios socioeconômicos e cerca de 4.462 vagas serão disponibilizadas em todo o país em 2022, sendo 815 para negros e pardos e 660 para pessoas com deficiência.

Outro ponto destacado é que o programa conta com carga horária de trabalho de 20 horas semanais, com salários de  R$ 516,66 e 716,09 mensais. 

Como o Jovem Aprendiz Correios 2022 está acontecendo?

Devido à pandemia, o processo seletivo aberto em 2020 do Jovem Aprendiz Correios foi suspenso, mas recentemente a instituição pública divulgou que a chamada dos aprovados no Programa Jovem aprendiz da empresa foram retomadas este ano.

Portanto o programa Jovem Aprendiz Correios 2022 não vai ter inscrições abertas, mas sim convocação dos jovens que participaram do processo em 2020. 

A chamada está acontecendo de forma gradual e em várias cidades brasileiras. O número de jovens chamados acontecerá até que o número seja suficiente para preencher as vagas publicadas no edital.

Como conferir a Convocação e documentos comprobatórios?

Quem participou no processo na época precisa ficar atento e seguir alguns passos como:

  • Acessar o site do Correio
  • Clicar em “Editais e Arquivos do Concurso”;
  • Escolher a opção “Convocação Comprovação e Requisitos”;
  • Conferir todos os editais e encontrar o nome na lista.

Caso o nome conste em um deles é necessário  apresentar por meio do sistema de inscrição os documentos comprobatórios necessários para dar continuidade na vaga. 

Nesse caso é importante que o jovem aprendiz:

  • Acesse o site do Correio novamente;
  • Clique na opção “Acompanhe a sua inscrição”;
  • Acesse “Página de Acompanhamento”;
  • Digite seu CPF e Senha cadastrados e acesse o sistema;
  • Após isso, uma nova página vai carregar e nela é necessário acessar a opção “Verificar Andamento das Inscrições”;
  • Após isso é necessário Anexar os Documentos Comprobatórios conforme especificado no item 7.2 do Edital de abertura do certame publicado no dia 03/2020;

Após essa etapa, os candidatos aceitos serão encaminhados a outras etapas do processo como realização do exame médico pré- admissional, por exemplo. 

Informações Extras

Durante a comprovação dos requisitos mínimos exigidos pelo edital do programa Jovens Aprendizes Correios 2022 é importante ficar atento a algumas informações extras exigidas nesse processo. 

Dentre elas estão:

  • O envio dos arquivos comprobatórios deve acontecer de forma digitalizada em formato PDF, JPEG ou JPG;
  • Os arquivos também devem ser  limitados a  500 kB por documento;
  • É importante que o candidato fique atento a nomenclatura dos arquivos. Nomes muito extensos podem ser rejeitados pelo sistema. 
  • Além do salário já divulgado, a vaga do jovem aprendiz correios 2022 conta com outros benefícios como vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e também uniforme;
  • O acompanhamento das informações sobre publicações e atos referentes a seleção são de responsabilidade do candidato, portanto é importante ficar atento as datas e demais obrigações das etapas através do site da instituição.
  • Esse artigo foi útil para você?

Leia também:

➡️ Melhores cursos gratuitos em 2022

➡️ Pronatec como fazer a inscrição

➡️  Quais os cursos mais procurados do SEBRAE