Início » Jovem Aprendiz » Jovem Aprendiz Senac Inscrição e vagas

Jovem Aprendiz Senac Inscrição e vagas

Participar do Jovem Aprendiz Senac pode ser bastante interessante para os jovens. Afinal, o programa de aprendizagem da instituição é bastante conhecido pelo país. Liberado por lei, o mesmo permite a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. No caso do Senac, a instituição une a necessidade dos empresários com o perfil dos estudantes. 

Em primeiro lugar vale entender que a lei da aprendizagem é um programa de formação técnico-profissional. Assim como outras vagas de emprego, a mesma conta com remuneração. Contudo é destinada a jovens de 14 a 24 anos, assim como carga horária reduzida. 

Neste conteúdo você entende tudo sobre o programa Jovem Aprendiz Senac. Ou seja, como ele funciona, seus principais requisitos e como fazer a inscrição onde mora. Se você é jovem e pretende ingressar no ambiente de trabalho conheça tudo sobre essa opção a seguir. Já se é empresário fique atento as exigências do programa por aqui.  

Jovem Aprendiz Senac

Primeiramente é importante dizer que o Jovem Aprendiz Senac é um programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O mesmo tem como foco direcionar os estudantes cadastrados ou contratados pelas empresas para os cursos de aprendizagem disponibilizados pela instituição.

Em algumas unidades, o programa também é conhecido com o nome de Aprendizagem. Assim como os próprios estudantes, empresas interessadas também podem participar. Neste caso ambos precisam fazer um cadastro na instituição para que os contatos sejam entrelaçados.

É importante dizer que o Jovem Aprendiz Senac não faz a candidatura das vagas. Como comentado mais acima, para participar do programa é necessário ter 14 a 24 anos. Entretanto a idade não se aplica as pessoas com deficiência.  Além da idade, o programa também exige que o aluno esteja cursando a escola, caso o mesmo não a tenha terminado. 

Como funciona o Jovem Aprendiz Senac então?

O Senac conta com vários cursos de Aprendizagem na instituição. O programa Jovem Aprendiz Senac então permite que tanto jovens como empresas se cadastrem na plataforma disponibilizada por ela. Uma vez feito isso, os jovens podem procurar por empresas contratantes através do programa de Oportunidades Senac e se candidatar a uma vaga. 

Por outro lado, se o interesse vir por parte da empresa, os passos são diferentes. Para participar, a empresa deve conhecer os cursos de aprendizagem Senac oferecidos. Assim como se atentar se os mesmos são oferecidos na unidade Senac da cidade. Após isso basta iniciar o processo de recrutamento e seleção dos aprendizes. 

Por fim, após a seleção é necessário que a empresa faça o cadastro do profissional escolhido no curso desejado. Para isso, é necessário fazer a inscrição no site do Senac. Assim como providenciar a documentação exigida. Também é importante seguir as orientações para a matrícula do aprendiz respeitando o prazo estabelecido. 

Um ponto importante a lembrar é que empresas dos setores como comércio, serviço e turismo contribuintes do Senac podem participar gratuitamente do programa. Ou seja, não será necessário pagar para que o aprendiz desenvolva suas habilidades teóricas na instituição. 

Requisitos Mínimos

Porém, antes de todo esse processo no Jovem Aprendiz Senac é importante se atentar aos requisitos mínimos. Neste caso separamos abaixo os requisitos mínimos para os alunos que desejam se inscrever. Assim como também para as empresas que pretendem escolher e matricular os profissionais.

Jovem Aprendiz

Para ser um jovem aprendiz é necessário que:

  • A pessoa tenha entre 14 a 24 anos;
  • Tenha os requisitos de idade e escolaridade para participar do curso Senac de Aprendizagem escolhido;
  • Esteja frequentando a escola ou tenha concluído o Ensino Médio.

Empresas 

Para as empresas que desejam participar do programa de aprendizagem é necessário:

  • Ser contribuinte do Senac;
  • Recrutar e selecionar os aprendizes conforme a lei;
  • Conhecer e respeitar a legislação do programa de aprendizagem conforme Catálogo Nacional de Aprendizagem Profissional (CONAP);
  • Cumprir com os prazos estabelecidos para efetivação da matrícula do aprendiz. 

Como fazer a Inscrição no Jovem Aprendiz Senac?

E por fim, fazer a inscrição no Jovem Aprendiz Senac não é difícil. O acesso é parecido tanto para jovens como para as empresas. Contudo as informações repassadas são diferentes. Neste caso separamos um passo a passo de como fazer a inscrição para ambos os públicos.

Para inscrição do jovem ou adolescente no Jovem Aprendiz Senac:

  • Acessar o site do Senac Brasil;
  • Selecionar a região onde mora, assim como estado e clicar sobre ele;
  • Uma nova página irá abrir;
  • Lá é necessário clicar no botão “Para você”;
  • Opções irão abrir. Neste caso é importante selecionar a opção “Jovem Aprendiz” ou “Aprendizagem”;
  • Neste ponto cada unidade Senac age diferente. Portanto basta seguir as informações de cada uma para o cadastro.

Inscrição da Empresa no Jovem Aprendiz Senac:

  • Acessar o site do Senac Brasil;
  • Selecionar a região onde mora, assim como o estado e clicar sobre ele;
  • Uma nova página irá abrir;
  • Lá é necessário clicar no botão “Para empresas”;
  • Opções irão abrir. Neste caso é importante selecionar a opção “Jovem Aprendiz” ou “Aprendizagem”;
  • Neste ponto cada unidade Senac age diferente. Portanto basta seguir as informações de cada unidade para o cadastro.

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️  Jovem Aprendiz Bradesco

➡️ Sites para encontrar vagas de Jovem Aprendiz

➡️ Jovem Aprendiz Correios 2022