Início » Moodle » Moodle UFRGS Guia completo para alunos e professsores.

Moodle UFRGS Guia completo para alunos e professsores.

Conheça a plataforma que permite ao aluno aprender através do ambiente virtual, um sistema utilizado por diversas universidades brasileiras como UFSM, UFSC, UFRGS, Mackenzie, UNB, UFBA e muitas outras! O Moddle garante ao usuário o conceito mais moderno de estudar!

O Moodle UFRGS, assim como outros Moddles, é uma plataforma de códigos para a criação de aulas e cursos online. Também conhecido como sistema AVA (ambiente virtual de aprendizagem), esse sistema é utilizado tanto por alunos, como por professores e serve para apoio à cursos à distância em mais de 200 países.

Em terras brasileiras, o Moodle já foi adotado por inúmeras Universidades, como a USP (Universidade de São Paulo), UNB (Universidade de Brasília), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e muitas outras, com o intuito de agregar acesso aos serviços e sistemas das Instituições.

O que é Moodle?

Moodle tem origem no inglês e significa Modular Object Oriented Dynamic Learning, traduzindo, Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto. O Moodle funciona como uma sala de aula virtual, um lugar onde professores deixam disponível todo o material didático e podem propor atividades interativas entre alunos, trabalhando ainda com fóruns e discussões.

O Moodle facilita ao o aluno acesso ao conteúdo das disciplinas, facilitando a visualização do material online postado pelos professores. Estudantes também podem acompanhar todas as atividades que precisam ser feitas através do próprio sistema, não deixando de entregar as tarefas nem perdendo prazos.

Uma informação importante é que o Moodle UFRGS pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet, seja notebooks, computadores e smartphones. Sendo assim, o estudante estará sempre a um palmo do conteúdo do seu curso, facilitando a entrega de trabalhos, acesso aos materiais e fóruns.

Como ativar o Moodle UFRGS

Quando o estudante ingressa em um curso da UFRGS, seu e-mail já é informado e recebe o cartão da universidade. Com esse cartão, poderá ter acesso ao seu Moodle. Para acessar o ambiente virtual, só é preciso acessar esse link.

No link, o aluno seleciona a opção “primeiro acesso” e clica na opção “sim”. O segundo passo é confirmar que é o primeiro acesso, assim, o portal lhe mostrará como acessar o Moodle UFRGS. Para isso, é necessário apenas o número do cartão e da senha cadastrada no portal do Aluno/Servidor. Caso não possua o cartão, o acesso poderá ser feito somente com o número de matrícula.

Todo esse processo é feito quando o aluno inicia o Moodle UFRGS, para cadastro e ativação de seu perfil. Caso já tenha acesso a plataforma, é necessário apenas fazer login com usuário e senha.

O Moodle UFRGS permite que você tenha acesso à plataforma mesmo depois que terminou os cursos, mas para isso é importante que você cadastre um e-mail pessoal, qual não tenha vínculo com a instituição, sendo assim, se você precisar acessar algum histórico, ou qualquer documento acadêmico, o seu acesso está garantindo, facilitando que você consiga o documento sem precisar ir até a Universidade.

Como explorar o Moodle UFRGS

Para conhecer o ambiente virtual da disciplina que está cursando e ter maior facilidade para navegar pelo Moodle UFRGS, basta explorar o ambiente virtual. O ambiente conta com cabeçalho, coluna direita, coluna esquerda e a coluna central.

  • Cabeçalho

No cabeçalho estão: nome da instituição, perfil do usuário com o link para fazer o logout da plataforma Moodle, além da barra para navegação com o nome do curso, disciplina e as atividades.

  • Coluna Direita e Esquerda

Na colunas, direita e esquerda, o estudante pode ter acesso às suas atividades clicando nas opções: administração, meus cursos, calendário, mensagens e participantes.

  • Coluna Central

Na coluna central é o aluno tem acesso às suas disciplinas. Todas as disciplinas ficam centralizadas no layout do Moodle, facilitando o acesso e também a visualização rápida para temas mais importantes.

Perfil do Usuário

Na tela do perfil do usuário, podemos encontrar o lugar do aluno, já que é nessa tela que está disponível o menu que permite a configuração do idioma, visualização de mensagens no fórum, relatório de atividades, notificações e outras preferências.

Não podem ser alterados diretamente no perfil: nome, pois ele está vinculado com a base de dados da UFRGS, nem e-mail. No entanto, uma novidade que o Moodle UFRGS oferece atualmente é a possibilidade de alterar o modo como o estudante recebe mensagens, optando pelas seguintes maneiras:

  • Resumo diário: Todas as mensagens e conteúdos
  • Resumo diário: Apenas das mensagens
  • Através de um e-mail para cada evento

Os Recursos do Moodle UFRGS

A plataforma Moodle UFRGS oferece diversos tipos de recursos. O professor pode utilizar textos, apresentações, vídeos, áudios e hiperlinks para disponibilizar o conteúdo da disciplina.

Porque escolher a UFRGS

Quem já conferiu como é fácil acessar e usufruir do Moodle UFRGS, pode começar seus estudos em uma das melhores Universidades do país. Para ver quais cursos ela a UFRGS oferece e qual combina com seu perfil, basta acessar o site da Universidade.

Estudar de uma maneira tecnológica se tornou muito mais fácil com o Moodle UFRGS!

Leia Também:

➡️ Moodle USFC, guia para acessar.

➡️ Moodle UFSM, Como entrar?

➡️ Moodle USP, Guia completo.