Início » Moodle » Moodle UFSC, Guia completo, como acessar!

Moodle UFSC, Guia completo, como acessar!

O avanço das tecnologias para a Educação promove novas formas de estudar, bem mais dinâmicas e com recursos diferenciados. O Moodle UFSC é uma boa prova disso.

A Universidade Federal de Santa Catarina, assim como todas as melhores universidades do país, disponibilizou aos estudantes, servidores e professores, o Moodle para estudos online e outros recursos tecnológicos.

Preparamos um texto com informações completas para quem deseja saber como utilizar o Moodle UFSC, forma de cadastro, o que está disponível na plataforma e como ela pode ser importante para apoio pedagógico! Confira!

O que é um Moodle?

Moodle não é somente um nome para uma plataforma educacional online. Diferente de sites para estudos pela internet, o moodle é um sistema que se utiliza de códigos abertos. Os códigos abertos permitem que sejam criados cursos e aulas online. Assim, o moodle termina sendo uma plataforma interativa e que pode ser construída e editada de forma coletiva.

Em geral, são os departamentos de tecnologia das universidades que constroem as páginas iniciais e programam as funcionalidades dos Moodles. Também costumam ser esses institutos os responsáveis pela manutenção e suporte dessa ferramenta.

Assim, o Moddle UFSC é um ambiente virtual de aprendizagem, assim como os outros moodles. Esse tipo de ambiente já é utilizado em 220 países, sendo uma tecnologia eficiente e pioneira para oferecer recursos de última geração para o ensino online.

Moodle UFSC e ensino presencial

Embora o Moodle UFSC seja uma forma de aulas e estudos online, ele é utilizado como recurso dos cursos presenciais também. Isso porque o moodle também é um importante sistema de dados e informações. Um bom exemplo é que a presença dos estudantes pode ser registrada via moodle, assim como notas, avaliações feitas de forma online, questionários.

Trabalhos de aulas presenciais podem ser enviados pela plataforma e provas podem ser realizadas por ali. O uso da plataforma é muito vantajoso para estudantes e professores, já que permite a interação de forma rápida. É possível criar chats, tirar dúvidas e fazer comentários sobre as aulas e conteúdos.

Os arquivos também podem ser compartilhados com maior facilidade. Qualquer estudante cadastrado pode ter acesso facilitado ao material das aulas quando o professor disponibiliza esse conteúdo via moodle, por exemplo.

Como funciona o Moodle UFSC?

A boa notícia é que a UFSC disponibilizou um tutorial completo sobre seu Moodle para guiar professores e estudantes sobre como utilizar esse recurso e aproveitar todas as funcionalidades que ele pode oferecer. Veja todas as dicas e como acessar e utilizar o Moodle UFSC para seus estudos, ganhando vantagem de tempo e recursos online.

Em primeiro lugar, os recursos da plataforma só podem ser completamente aproveitados quando o Moodle UFSC é aberto através do Firefox ou do Chrome. Siga os seguintes passos para utilizar o sistema:

Login e Cadastro

Para acessar o Moodle UFSC, basta ir até a página inicial e clicar em Acessar o Moodle, apoio aos cursos presenciais. A plataforma direcionará o estudante para o Sistema de Autenticação Centralizada. Quem já possui cadastro só precisa colocar seu número de matrícula e senha. Estudantes que estão acessando pela primeira vez podem clicar em Primeiro Acesso.

É também nessa tela do Moodle que está disponível a opção de recuperação de senha, para estudantes que se esqueceram da senha. O e-mail de todos os estudantes e professores já está cadastrado na plataforma, por isso, recuperar senha e fazer o primeiro acesso só serão ações possíveis através desse e-mail.

Perfil

O Moodle UFSC possui um sistema de interação parecido com páginas de Redes Sociais, por isso, complete seu perfil o máximo possível, inclusive com fotos. Quanto mais completo o perfil do estudante, maior a confiabilidade de seu cadastro e a qualidade de sua participação em conteúdos, aulas e interações onlines.

Salve as informações que adicionou ao perfil na opção “atualizar perfil”.

Ambiente virtual

O ambiente virtual do Moodle UFSC é bastante intuitivo e os estudantes já ficam cadastrados nas disciplinas que estão cursando sem necessidade de nenhuma ação. É possível acessar o ambiente de cada disciplina clicando no link ligado a elas.

Após o clique, uma nova tela se abrirá contendo todas as unidades de conteúdo da disciplina, últimos avisos dos professores no alto da página, links para tutoriais sobre o conteúdo e para suporte técnico, além do espaço central para as aulas.

Mensagens

O Moodle UFSC permite ao estudante o envio de mensagens para outros usuários, sejam estudantes ou professores. Basta ir até o bloco “navegação” e selecionar um dos participantes. Clicando no nome ou na foto do participante é possível enviar mensagem para essa pessoa.

Ao lado esquerdo da tela ficarão as mensagens já enviadas e as recebidas, como um menu de Redes Sociais. É possível receber aviso sobre mensagens recebidas ainda não visualizadas.

Já para enviar mensagens em fóruns de discussões, basta acessar o fórum que fica disponível em cada disciplina e enviar mensagens. Também é possível enviar fotos, vídeos e outros arquivos através dos fóruns. Um cuidado que se deve ter é que todos os participantes da disciplina conseguem visualizar e baixar os arquivos.

Esse foi um guia básico de cadastro e estudos através do Moodle UFSC, que é bastante intuitivo e fácil de ser utilizados. Quem estuda pela Universidade certamente tem em mãos uns dos recursos mais modernos e tecnológicos para apoio pedagógico online!

Leia também:

➡️ Moodle USP

➡️ Moodle IFG