O Moodle UFSM é um tipo de plataforma utilizada para as atividades à distância nas Universidades. Os Moodles são construídos para que o aluno consiga acessar atividades de seu curso pela internet, como se fosse uma verdadeira sala de aula digital e interativa.

Através do Moodle UFSM, os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria poderão fazer seus acessos por meio de uma senha particular, assim, acessando o conteúdo que será disponibilizado por seus professores, além de debater temas nos fóruns de discussões, postar atividades, tirar dúvidas, e muitas outras funcionalidades.

O aluno pode ter acesso ao Moodle UFSM através de qualquer computador que tenha acesso à internet, sem a necessidade de baixar nenhum tipo de aplicativo para interagir através da plataforma.

Como usar o moodle UFSM

Ao ser convidado para entrar em um curso de capacitação feito pela NTE/UFSM, que será realizado no ambiente virtual, o primeiro passo é acessar o site www.ufsm.br/moodle. Desse modo, o estudante entrará em uma página que dá acesso a três tipos de ambiente: EAD, capacitação e presencial.

Acessando a opção “capacitação”, o estudante será direcionado para uma página construída para que o usuário faça seu login, com usuário e senha. A equipe que oferece suporte ao sistema utiliza essa área para cadastro de novos usuários. O e-mail utilizado para login é o que já foi fornecido pelo próprio estudante e a senha de primeiro acesso será concedida pelo próprio Moodle.

É importante que, após o primeiro acesso, o usuário troque a sua senha para que tenha um cadastro mais seguro. Mas cuidado, esse processo é feito apenas para os usuários em primeiro acesso, que nunca antes utilizaram o Moodle UFSM, seja em EAD, capacitação ou presencial. O acesso para todas essas áreas é a mesma.

Para quem já possui o cadastro no sistema Moodle, deve apenas fazer o login com usuário e senha na página home da plataforma.

 

Conheça o Moodle da UFSM

O ambiente digital de Ensino é mantido através do NTE/UFMS e possui um painel para controle e navegação de todas as atividades dos alunos usuários. O design é apresentado com um conceito moderno e possui diversos tamanhos, agregado a utilização aos smartphones.

Logo na página home do moodle UFSM, você consegue ter acesso:

  • Painel Inicial
  • Notificações

Mostrando as suas notificações recentes geradas pela plataforma, como, por exemplo, novas postagens que foram feitas em fóruns, caso o aluno não tenha participado e também as postagens dos professores.

  • Mensagens

Aqui o usuário tem acesso a toda mensagem que foi diretamente enviada para ele, feita por outros usuários do Moodle UFSM, tanto outro aluno, como também os professores.

  • Ajuda

Conforme a página que o usuário estiver, a opção “ajuda” abrirá uma nova guia contendo informações dos MoodleDocs sobre essa página, caso não seja encontrada uma página de ajuda referente, será apresentada a principal página de documentação do Moodle UFSM.

  • Perfil

Aqui é o seu lugar, com uma foto escolhida pelo usuário, você encontrará um menu que permite que você escolha o idioma, configurar as opções de mensagens, notificações e suas preferências.

  • Sair

Aqui você faz o log out do sistema Moodle UFSM.

Meus Cursos

Acessando o hiperlink “meus cursos” você tem acesso aos cursos que está participando, assim como toda as matérias separadas por blocos, ou listas, como for da sua preferência, tendo acesso às atividades que estão pendentes, assim como um calendário de tarefas.

Atividades Pendentes

Acessando suas atividades pendentes, o sistema Moodle UFSM conta com cores diferenciando prazos para encerramento de atividades. Cor vermelha, o prazo se encerra hoje, cor amarela, o prazo se encerra amanhã e a cor azul, o prazo se encerra depois de amanhã. Facilitando para o aluno a questão visual.

BigBlueButton

Esse sistema, chamado BigBlueButton, funciona como uma webconferência capaz de suportar diversas maneiras de compartilhamento de vídeo e áudio, facilitando as apresentações com diversos tipos de arquivos. O design da página inicial é bastante moderno e fácil de usar.

Os alunos participam como os visualizadores e os moderadores são os professores. Para ter acesso às webconferências, o aluno precisa acessar a disciplina dentro do Moodle UFSM e assim ir seguindo as orientações feitas pelo moderador.

O Moodle na UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria utiliza o moodle há mais de 10 anos, afim de gerenciar as atividades, conteúdos e também as interações entre aluno e professor, tanto nos cursos da graduação, como também nos cursos de pós-graduação à distância. O Moodle passou a ser utilizado nos cursos presenciais a partir do ano de 2011.

Agora que você já conhece os benefícios do sistema Moodle da UFSM, não perca mais tempo e ingresse nos estudos da Universidade Federal de Santa Maria, estudando da maneira mais tecnológica e com o principal, qualidade de ensino de uma universidade federal.

Conheça os cursos disponíveis na Universidade e veja qual deles mais agrega valores ao seu perfil, o importante é que você possa ter acesso tanto a cursos presenciais, como também, cursos à distância!

Leia Também:

➡️ Plataforma Moodle USP

➡️ IFG Moodle, acesse!

➡️ UFSC Moodle acesse aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.