Início » Dicas » Mudanças no Valor do Benefício PIS/PASEP Afeta Trabalhadores Brasileiros

Mudanças no Valor do Benefício PIS/PASEP Afeta Trabalhadores Brasileiros

No Brasil, o benefício PIS/PASEP, uma ajuda financeira bem conhecida para trabalhadores formais, passou recentemente por mudanças que levaram a uma onda de perguntas e preocupações entre a população trabalhadora. Os saques relacionados a este abono salarial começaram em fevereiro de 2023 e devem terminar em julho de 2023.

O benefício PIS/PASEP não é universal para todos os trabalhadores. Ele é especificamente projetado para aqueles que trabalharam por pelo menos 30 dias com um contrato formal no ano em questão, ganhando no máximo dois salários mínimos. Além disso, os beneficiários devem estar inscritos no PIS/PASEP há mais de cinco anos e incluídos na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou declaração eSocial emitida pelo empregador.

Mudanças no Valor do Benefício PISPASEP Afeta Trabalhadores Brasileiros
Mudanças no Valor do Benefício PISPASEP Afeta Trabalhadores Brasileiros

Qual o Valor que é possível sacar:

O valor que os trabalhadores podem sacar varia entre R$ 110 e R$ 1.320. Este valor é proporcional ao número de meses trabalhados no ano considerado para o cálculo, neste caso, 2021. Aqueles que trabalharam o ano inteiro têm direito a receber o valor total.

De acordo com o calendário PIS/PASEP de julho, pelo menos três grupos receberão o abono salarial. Estes grupos incluem funcionários de empresas privadas nascidos em novembro e dezembro, bem como servidores públicos com número de inscrição final 8 ou 9. Os beneficiários podem fazer seus saques até 29 de dezembro de 2023.

O pagamento do abono salarial é facilitado por meio de dois bancos diferentes. Os beneficiários do PIS (Programa de Integração Social) sacarão da Caixa Econômica Federal, enquanto aqueles com direito ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) receberão seus benefícios do Banco do Brasil.

Veja o calendário PIS/PASEP 2023

Este mês, aqueles nascidos em novembro e dezembro serão contemplados pelo PIS, e aqueles com número PASEP terminando em 8 também serão beneficiários. Apesar das mudanças, as datas de depósito e saque previamente agendadas continuam a se aplicar.

À medida que as mudanças no valor do benefício PIS/PASEP se desdobram, os trabalhadores brasileiros são incentivados a se manter informados e a procurar seus respectivos bancos ou empregadores para quaisquer esclarecimentos.

tabela para o PIS:

MêsData de Pagamento
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de fevereiro
Março15 de março
Abril15 de março
Maio17 de abril
Junho17 de abril
Julho15 de maio
Agosto15 de maio
Setembro15 de junho
Outubro15 de junho
Novembro17 de julho
Dezembro17 de julho

tabela para o PASEP:

Final da InscriçãoData de Pagamento
015 de fevereiro
115 de março
217 de abril
317 de abril
415 de maio
515 de maio
615 de junho
715 de junho
817 de julho