O Painel do Aluno MS 2022 é uma das ferramentas criadas pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul. O mesmo  tem como principal objetivo reunir diversas informações sobre o aluno sul mato-grossense. Assim como tornar pais e professores bem informados sobre as atividades na escola pública. 

A ideia segundo a secretaria é facilitar os dados escolares da rede pública. Além disso permitir que os pais tenham acesso ao desempenho escolar do filho. Portanto, pela ferramenta é possível acessar o boletim, assim como diversas outras informações sobre o aluno na escola. 

Neste conteúdo contamos melhor o que é o painel do aluno MC 2022. Também ensinamos como acessar o sistema na internet. Assim como recuperar a senha ou verificar o boletim durante o acesso. Acompanhe. 

Painel do aluno MS 2022

Antes de entrar de vez no sistema, entender melhor o que é o painel do aluno MS 2022 é importante. Principalmente por quem mora em Mato Grosso do Sul com filhos em idade escolar. Criado pelo governo do estado, a plataforma é uma boa ferramenta educacional. Através dela é possível que o aluno, seu pais e representantes da escola tenham acesso a:

  • Frequência Escolar;
  • Informações da Escola;
  • Calendário Escolar;
  • Consulta de Notas e Boletim;
  • Agende a pré-matricula do aluno na instituição de ensino. 

Vale destacar que o painel só pode ser acessado de um navegador no computador. Portanto ele não possui ainda algum tipo de aplicativo disponível para celular. Assim como não substitui a reunião presencial na escola.

Como acessar o Painel do Aluno MS 2022

Acessar o painel do aluno MS 2022 é bem fácil. Contudo é necessário que o aluno seja matriculado na rede estadual de ensino do estado. Vale destacar que isso vale para o ensino fundamental, médio e EJA. O processo também é diferente para alunos novos e alunos que já estão matriculados. 

Para acessar o painel este ano, por sua vez o usuário precisa:

  • Acessar o site da Matrícula Digital MS;
  • Escolher a opção Painel do Aluno e clicar em “Acessar aqui”;
  • Uma nova página de login irá abrir. Neste caso é necessário digitar “Código do Aluno” e a “Senha”;
  • Pronto! O painel será aberto com as informações para acesso.

Caso o aluno seja novo ou ainda não tenha seu código de aluno é necessário fazer a pré-matricula. Neste caso, o processo é o mesmo. Basta acessar o site da Matrícula Digital MS. Então clicar em pré-matricula REE/MS. Caso você seja aluno precisa selecionar o botão específico. Já se for aluno novo precisa selecionar outro botão específico. 

Uma vez lá a pré-matricula acontecerá. Será necessário preencher alguns dados. Caso ainda possua dificuldades em fazer o processo pela internet, o código do aluno poderá ser solicitado de forma diferente. Neste caso basta ir até à secretaria da escola onde irá estudar. 

O que fazer caso a Senha ou Código do Aluno seja esquecido?

Esquecer os dados de acesso também não é improvável. Por isso a Secretaria da Educação permite recuperar os dados em caso de esquecimento. Ao acessar o painel do aluno MS 2022, o mesmo deverá procurar pelo botão “Esqueceu código ou a senha”. O mesmo fica localizado logo abaixo dos campos designados para login.

Ao clicar sobre ele é necessário preencher um formulário. Alguns dados precisam ser preenchidos como:

  • Nome do Aluno;
  • Nome da Mãe;
  • Data de Nascimento do Aluno;
  • Documentos do Aluno como CPF, RG ou N° Termo da Certidão do Aluno. Ao menos um documento precisará ser preenchido;
  • Basta clicar em avançar e seguir as recomendações da plataforma para recuperar a senha ou login. 

Como acessar o Boletim? 

Para o pai ou aluno da escola estadual que deseja saber as notas do boletim, o acesso também é bem tranquilo. Neste caso é necessário que o aluno faça o login no painel do aluno MS 2022 como informado no passo a passo acima. Após isso, é necessário clicar na opção “Boletim de Notas”.  

Lá é possível ver todas as matérias que o aluno possui. Assim como suas respectivas notas e frequência escolar. O boletim fica a disposição para impressão caso o aluno ou seu responsável precise de uma segunda via, por exemplo. 

Conclusão

Por fim, pode-se concluir que acessar o painel do Aluno MS 2022 não é difícil. O pai ou aluno que deseja acessar o sistema, só precisa ter em mãos o código do aluno e senha. Assim como estar matriculado na rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul. Um site específico da Secretaria de Educação é disponibilizado e leva o nome de Matrícula Digital MS.

Caso por algum motivo esqueça os dados de acesso, o usuário também poderá recuperar. Neste caso é necessário seguir o passo a passo da plataforma, assim como redefinir a senha utilizada. Além de notas e frequências, o painel do aluno MS traz diversas informações sobre o ambiente escolar que o aluno está inserido.

Este artigo foi útil para você?

➡️ Siaep 2022 – como consultar, acessar e quem tem direito?

➡️ Inscrição GDAE 2022: Guia completo da inscrição!

➡️ Moodle, tudo sobre a plataforma da USP!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.