Criado para facilitar as matrículas nas escolas estaduais e municipais do país, o Pré-Matrícula 2022 foi desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil a fim de facilitar o cadastro dos alunos no ambiente escolar. 

De forma geral pode se dizer que a plataforma é uma maneira bastante interessante de criar um cadastro inicial do aluno e assim facilitar o processo de matrícula que também vai acontecer de forma física. 

A adesão dos processos digitais que vinha acontecendo de forma lenta até 2020, realmente se expandiram com a chegada da pandemia. Neste caso muitos processos que antes eram feitos de forma física e bastante burocráticos deram lugar para cadastros online e de fácil acesso através da internet. 

O Pré- Matrícula 2022 foi um deles. Portanto se você é aluno da rede pública brasileira deve ficar atento aos prazos da escola que deseja cursar para realizar o cadastro. 

Como funciona o Pré-Matrícula 2022?

Para quem ainda não sabe, o Pré-Matrícula 2022 é um sistema criado pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais, onde as informações dos alunos podem ser inseridas na plataforma e assim agilizar o processo que se torna mais demorado realizado de forma presencial na escola. 

O processo veio para agilizar as longas filas que se formavam antes na busca por uma vaga.

Contudo, diferente do que se pensa, o sistema não garante a matrícula na instituição desejada, mas sim faz um redirecionamento para a escola mais próxima do endereço cadastrado, o qual será comprovado mais tarde. 

A ideia é realmente facilitar o processo das matrículas do ensino fundamental I e II e também do Ensino Médio e de certa forma evitar as aglomerações que o processo ocasiona. 

Cada município ou estado conta com um sistema oficial, onde o pré-matrícula 2022 atua em conjunto. Nesse caso basta acessar o site da região em questão, fazer o cadastro do aluno e aguardar o resultado para ver se o aluno foi aceito na escola ou não. Caso tenha sido aprovado, os pais ou responsáveis deverão ir até à escola para confirmar a matrícula. 

Quais as regras do Pré-Matrícula 2022?

Independente se o cadastro é para escolas municipais ou estaduais, a  pré-matrícula 2022 também conta com algumas regras importantes e que precisam ser seguidas. 

Vale lembrar que o procedimento também é diferente para alunos que irão iniciar o ano escolar na escola, ou seja, os novatos, como aqueles que já estão matriculados nela. 

Dentre as regras estão:

  • Cadastro só pode ser realizado pelos pais ou responsáveis dos alunos;
  • Todos da escola deverão fazer o processo, seja para matrícula ou transferência;
  • Ao sair o resultado da pré-matrícula é importante que o pai ou responsável compareça na instituição de ensino para confirmar o processo. 

Quem deve fazer o Pré-Matrícula 2022?

Devem passar pelo processo do pré-matrícula 2022 todos os alunos brasileiros que irão cursar o ensino regular na rede pública no país. 

Cada estado conta com seu sistema específico para esse tipo de pré-matrícula, por isso, o cadastro pode estar dividido para alunos no ensino fundamental, ou seja, do 1° ao 8° ano e também para o ensino médio. 

Quem estuda no modelo Educação para Jovens e Adultos (EJA) também precisa fazer o cadastro. 

Onde e quando fazer o pré-matrícula 2022?

O  pré-matrícula 2022 deve ser realizado conforme informações repassadas por cada estado sobre a matrícula escolar. 

Neste caso não há uma data específica, mas sim o período de cada estado ou município sobre o assunto. 

Portanto, é necessário ficar atento ao calendário escolar e as chamadas realizadas pela escola para o processo em si. 

Onde fazer também não é muito específico. Cada estado conta com seu sistema para fazer esse processo. Nesse caso:

  • O pai ou responsável precisa acessar o site divulgado pelo governo federal, ou municipal  e fazer o cadastro;
  • Se atentar as datas especificadas pela instituição para fazer o processo. Geralmente os períodos acontecem no final de cada ano;
  • Ficar atento ao resultado para finalizar a matrícula na escola. 

Quais os documentos necessários para a Pré-Matricula do aluno?

Normalmente os documentos solicitados pelo sistema pré-matrícula são os documentos básicos pessoais do aluno como:

  • CPF e RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Fotos 3×4;
  • Histórico escolar;
  • Declaração de Transferência caso seja o caso;
  • Comprovante de endereço;
  • RG e CPF dos responsáveis. 

Ao sair o resultado é importante que todos esses documentos sejam levados de forma original até a escola a fim de confirmar a vaga do aluno no período recomendado. 

Além disso, caso o aluno seja recusado na escola em questão é importante verificar para qual instituição ele foi direcionado e então fazer a matrícula lá. 

Outro ponto importante a lembrar é que caso o aluno não mude de escola e seja apenas uma rematrícula, grande parte das escolas brasileiras já contam com o processo de rematrícula automático, sem a necessidade de se preocupar com os procedimentos.

Esse artigo foi útil para você?

Leia também:

➡️ GDAE 2022 como se inscrever?

➡️ Siaep 2022, Guia completo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.