Prouni Guia completo, veja como fazer a inscrição do PROUNI.
AléPor fimO Programa Universidade para todos é um dos principais meios de acesso a universidade. Então, conheça agora o Prouni passo a passo. Desde que o PROUNI foi criado, muita gente que jamais imaginou que poderia, conseguiu entrar em uma faculdade. Daí saíram engenheiros, médicos, advogados e diversos outros profissionais.
Então, para te ajudar a entender melhor como o programa funciona, decidimos fazer alguns esclarecimentos. Abaixo você vai conferir um Prouni passo a passo para entender tudo.
CONFIRA A LISTA DE CURSOS DO PRONATEC
O que é o PROUNI?
O Programa Universidade para Todos foi criado para ajudar estudantes de baixa renda a concluírem seus estudos. Então, hoje alunos podem conseguir bolsas de estudos para diversos cursos.
As bolsas podem ser integrais ou parciais (50%), o que auxilia os menos favorecidos. Tudo isso faz com que muitas pessoas tenham no programa a sua maior oportunidade de sucesso na vida.
Entendendo o Prouni: passo a passo
O primeiro ponto para entender o Prouni passo a passo é avaliar os requisitos necessários para se inscrever. Isso porque não são todas as pessoas que podem concorrer as bolsas fornecidas.
Então, em primeiro lugar é preciso que o estudante comprove o seguinte:
- Ter renda familiar bruta mensal de 1.5 salário mínimo por pessoa, para bolsa integral;
- Ter renda familiar bruta mensal de 3 salários mínimos por pessoa, para bolsa parcial;
- Não possuir diploma de nível superior;
- Ter participado do último ENEM;
- Ter alcançado nota superior a 450 pontos no ENEM;
- Não ter zerado a redação.
- Ter cursado o ensino fundamental e médio em escola pública ou em privada, mediante bolsa;
Há ainda algumas previsões especiais para determinados agentes sociais. Eles merecem tratamento diferenciado em razão da posição social que ocupam.
- Estudantes com deficiência: nesse caso pode ter cursado o ensino fundamental ou médio em escola privada, sem ser bolsista;
- Professores da rede pública: nesse caso não precisam comprovar renda.
Assim, você precisa se encaixar nos itens acima para poder concorrer a uma bolsa do PROUNI. Abaixo você vai saber um pouco mais como proceder com sua inscrição e demais novidades.
Como fazer sua inscrição
Se você gostou do que o Prouni passo a passo demonstrou até agora, então é melhor continuar lendo. Agora chegou o momento de você saber como fazer a sua inscrição e concorrer às bolsas.
A primeira coisa que você precisa saber é que tudo pode ser feito por meio da internet. Além disso, não há qualquer tipo de taxa ou custos e você pode fazer tudo sem maiores dificuldades.
Então, a dica é ficar atento ao site do PROUNI para acompanhar o cronograma de cada semestre. Todos os meses são abertas inscrições para que os estudantes possam se candidatar.
Quando você se candidata, tem o direito de escolher duas opções entre as instituições, seus cursos e turnos. Você as coloca em ordem de preferência, aumentando as suas chances de ser contemplado.
Caso você mude de ideia durante o período de inscrições, pode fazer alterações. Será considerada como opção válida aquela constante do sistema no último dia para inscrições.
O que acontece no caso de ser contemplado
Os contemplados para as bolsas precisam atingir uma nota de corte. Então, os alunos que atingem a nota são pré-selecionados e, por isso, são chamados a comparecer a instituição de ensino.
A ideia é que o candidato apresente documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição. Os resultados das avaliações são divulgados no site do PROUNI.
Essa é uma parte muito importante do Prouni passo a passo, pois é aqui que muita gente erra. Ficar atento para levar os documentos no momento certo é de extrema importância.
Lista de espera
Outro ponto importante que você vê aqui no Prouni passo a passo é a lista de espera. Ela será apenas uma para cada curso e turno de cada uma das unidades de ensino que o oferecem.
Assim, os candidatos que ficam na lista de espera também devem apresentar os seus documentos.
Outro ponto importante e do qual você não pode se esquecer é que só é possível ficar na lista de espera da sua primeira opção. De qualquer forma, você precisa manifestar seu interesse e ficar atento.
Conclusão
Como você viu, o PROUNI é um dos programas mais interessantes para a educação no Brasil. Milhões de pessoas, todos os anos, têm ingressado nos estudos de nível superior por meio dele.
A ideia, então, é que você fique sempre atento aos cronogramas abertos no site oficial. Isso porque, seguir os prazos é essencial para quem quer conseguir uma bolsa integral ou parcial.
Além disso, quanto antes você correr atrás, mais chances há de tudo dar certo.
Então, agora que você conheceu o Prouni passo a passo, está na hora de começar a se mexer. Por fim, organize-se, siga os cronogramas e comece agora mesmo a mudar de vida.