Início » Concurso Público » Quais os concursos públicos para 2022 (banca, salário, data)

Quais os concursos públicos para 2022 (banca, salário, data)

Os concurseiros estão há um bom tempo sem novidades, mas a esperança é pelo surgimento de diversos concursos públicos para 2021.

Nos últimos anos têm se colocado em prática um novo tipo de administração pública. A ideia tem sido a de diminuir ao máximo o número de servidores públicos concursados.

Propostas legislativas não faltam, buscando sempre abrir vagas para profissionais indicados politicamente. Entretanto, 2021 pode ser uma boa opção para quem deseja passar em um concurso.

Principalmente porque a chamada “reforma administrativa”, que visa exterminar direitos dos servidores, ainda não está em vigor. Ainda, provavelmente será aplicada só a quem for aprovado após.

Então, continue lendo para saber mais.

Pronatec lista de cursos: Conheça

Concursos públicos para 2021

A crise sanitária de 2021, somada a ideia de que os servidores públicos não são necessários, diminuiu a quantidade de concursos. Porém, logo se viu que a necessidade é grande e eles estão voltando.

concursos públicos para 2021
concursos públicos para 2021

Por isso mesmo, abaixo você vai ver alguns dos concurso mais interessantes que podem surgir. Certamente há opções para todos os gostos e métodos de estudo.

Os concursos públicos para 2021 mais aguardados seguem abaixo.

Polícia Federal

A Polícia Federal sempre tem alguns dos concursos mais concorridos em todos os anos. As provas são aplicadas pelo CEBRASPE, de Brasília, e tem abrangência em todo o país.

Apesar de o edital ainda não ter sido publicado, vagas para nível médio e superior são esperadas. As provas são realizadas nas capitais dos estados e, normalmente, há provas físicas em alguma fase.

A data de publicação do edital e aplicação das provas ainda é uma dúvida. Porém, com a atuação do governo federal atual em favor das Polícias, espera-se que o concurso saia logo.

Tribunais Regionais Eleitorais

Os Tribunais Regionais Eleitorais têm alguns dos concursos públicos para 2021 mais esperados. Isso porque grande parte deles já tem concursos anteriores vencidos e, por isso, precisam de novos.

A banca que organiza a maioria dos concursos dos Tribunais é a Fundação Carlos Chagas. Porém, até o momento ainda não foi divulgada data para liberação do edital ou aplicação de provas.

Os concursos são, comumente, para os cargos de técnico (nível médio) e analista (nível superior). Os salários podem chegar facilmente aos R$ 10 mil e, por isso, a concorrência é grande.

Institutos Federais e Universidades Federais

Seja para atuar como professor ou no corpo técnico, as instituições de ensino federais são algumas das que tendem a oferecer mais vagas de concursos públicos para 2021.

Com a volta às aulas previstas para o segundo semestre, espera-se que muitas novas opções surjam. A Universidade Federal de Rondonópolis, por exemplo, já tem inscrições abertas a até 16 de agosto.

Os Institutos Federais também já estão se movendo para melhorar o seu corpo técnico. A ideia é proporcionar uma melhor estrutura para os estudantes, tanto com professores quando com auxiliares.

Concursos não estão proibidos

Algo que muita gente tem ouvido falar é que os concursos públicos para 2021 estariam proibidos. Essa, no entanto, é mais uma das inúmeras notícias falsas que se vê nos dias de hoje.

Os órgãos de governo podem realizar concursos para repor aposentadorias, mortes e exonerações no geral. No entanto, isso não estava podendo ocorrer até o momento em razão da pandemia.

concursos públicos para 2021
concursos públicos para 2021

Conforme a vacinação aumenta, as chances de realização de concursos também. Inclusive, espera-se que haja um “boom” de concursos, assim que a vacinação fizer com que tudo volte ao normal.

A realização de provas exige que várias pessoas estejam juntas, em um mesmo lugar. Assim, para evitar aglomerações, muitos Órgãos tem protelado a realização dos certames.

Mantenha os estudos em dia

Como você pode ver, há vários concursos públicos para 2021 previstos. Os Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais de Justiça estaduais são alguns dos que devem surgir no momento.

Se não bastasse, na área da educação, seja em faculdades ou nos ensinos fundamental e médio, também há várias vagas. As prefeituras também estão aguardando o momento certo.

Assim, a dica é que o candidato interessado nos concursos continue estudando. Os prazos entre as inscrições e as provas tendem a ser bastante curtos, então você precisa estar realmente preparado.

Conclusão

Com você viu, existe a previsão de diversos concursos públicos para o ano de 2021. Apesar do compasso de espera, a tendência é que eles surjam com mais força no segundo semestre.

Organizadoras como a Cebraspe, Vunesp e Fundação Carlos Chagas tendem a estar envolvidas com a maioria deles. Por isso, ficar de olho nas notícias e editais é sempre muito importante.

Outro dado que merece destaque é a necessidade de você permanecer sempre estudando. Quando os concursos saírem, os prazos até as provas tendem a ser curtos, então é preciso ficar atento.

Agora que você já sabe quais são os concursos públicos para 2021, está na hora de estudar. Mantenha o foco e a atenção, pois a competição tende a ocorrer em um nível muito alto.