Início » Dicas » SIA – Sistema de Informações Acadêmicas – Estácio como realizar o primeiro acesso?

SIA – Sistema de Informações Acadêmicas – Estácio como realizar o primeiro acesso?

Estácio é uma rede de faculdades privadas no Brasil. Fundada em 1968, a instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino a distância (EAD). A Estácio possui mais de 100 unidades em todo o país e oferece uma ampla variedade de cursos em áreas como administração, ciências contábeis, tecnologia da informação, engenharia, saúde, educação, entre outras. A instituição também tem uma forte presença no ensino a distância, com oferta de cursos online e semipresenciais.

Como realizar o primeiro acesso?

Para realizar o primeiro acesso ao SIA (Sistema de Informações Acadêmicas) da Estácio, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Estácio e clique na opção “Acesso ao SIA” ou “Área do Aluno”
  2. Clique em “primeiro acesso”
  3. Insira seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF e e-mail. Certifique-se de que os dados inseridos estão corretos.
  4. Crie uma senha de acesso, seguindo as regras de segurança exigidas pelo sistema (letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais)
  5. Confirme a senha criada
  6. Clique em “cadastrar” ou “enviar”
  7. Verifique seu e-mail para obter o link de ativação e clique nele para ativar sua conta.
  8. Agora você poderá acessar o SIA e utilizar todos os recursos disponíveis para alunos da Estácio, como consultar suas notas e frequência, verificar o calendário acadêmico, entre outros.

Note que esses passos podem variar de acordo com a instituição, é importante seguir as orientações da faculdade Estácio.

Leia também:
Como emitir os certificados dos cursos da fundação Bradesco

Como montar grade sia Estácio

  1. Faça login no SIA usando seu usuário e senha.
  2. Selecione a opção “Grade Curricular” no menu principal.
  3. Escolha o curso e o período letivo que deseja montar a grade.
  4. Escolha as disciplinas que deseja incluir na grade. Algumas disciplinas podem ser obrigatórias e outras optativas, então certifique-se de selecionar as disciplinas corretas.
  5. Verifique se as disciplinas estão disponíveis para o período letivo escolhido e se atendem aos pré-requisitos necessários.
  6. Adicione as disciplinas à sua grade.
  7. Verifique se as disciplinas selecionadas estão de acordo com as normas da instituição e com as cargas horárias exigidas.
  8. Salve a sua grade.
  9. Verifique se sua grade foi aprovada pelo coordenador do curso, caso contrário, é possivel que seja necessário fazer algumas mudanças para que ela seja aprovada.
SIA-estacio-login
SIA-estacio-login

Note que esses passos podem variar de acordo com a instituição, é importante seguir as orientações da faculdade Estácio.

SIA Estácio quais serviços e funções estão disponíveis para o aluno?

O SIA (Sistema de Informações Acadêmicas) da Estácio oferece uma variedade de serviços e funções para os alunos. Alguns dos recursos disponíveis incluem:

  1. Consulta de notas e frequência: os alunos podem acessar suas notas e frequência de forma online, assim é possível acompanhar o seu desempenho acadêmico.
  2. Calendário acadêmico: os alunos podem acessar o calendário acadêmico e verificar as datas de provas, trabalhos, feriados e outros eventos importantes.
  3. Grade curricular: os alunos podem acessar a grade curricular do curso e verificar as disciplinas que devem cursar, além de saber os pré-requisitos necessários para cada disciplina.
  4. Pagamento de mensalidades: os alunos podem acessar o SIA para pagar suas mensalidades e verificar o status do pagamento.
  5. Comunicação com professores e coordenadores: os alunos podem entrar em contato com os professores e coordenadores do curso através do SIA, enviando mensagens e arquivos.
  6. Biblioteca virtual: os alunos podem acessar a biblioteca virtual e encontrar livros e artigos relacionados ao seu curso.
  7. Certificados: os alunos podem obter certificados de conclusão de disciplinas e cursos completos pelo SIA.
  8. Atividades extracurriculares: os alunos podem acessar as atividades extracurriculares disponíveis na faculdade Estácio.

Esses são alguns dos recursos disponíveis no SIA Estácio, é importante verificar com a instituição quais outros recursos estão disponíveis para os alunos e como usá-los.