Início » Cursos » USP Cursos: Cursos Grátis, se inscreva!

USP Cursos: Cursos Grátis, se inscreva!

Fazer parte da USP não é uma tarefa muito fácil. Então leia este artigo e veja como ter acesso a USP Cursos bem como o seu funcionamento.

A USP é a maior universidade do Brasil. Além disso, é pública e gratuita. Por isso tem o vestibular mais disputado.

Os cursos de graduação da USP alcançam todas as áreas do saber humano. São mais de noventa cursos. Estudantes do Brasil inteiro saem de suas cidades todos os anos para tentar entrar na USP cursos.

De acordo com a informação da universidade, em 2020 as chances foram em média 14 para 1.

Cursos Gratuitos FGV 2021 – Veja a Lista Atualizada, Como se Inscrever

Meios de acesso

A FUVEST (fundação universitária para o vestibular) é a responsável pela organização do vestibular. Ao mesmo tempo, também é possível entrar com as notas do ENEM por meio do SISU (sistema único de seleção unificada).

Essas são as portas de entrada para a maioria dos candidatos.. No entanto, se você já cursa o ensino superior também é possível solicitar transferência. Contudo, será preciso fazer um teste seletivo, bem como esperar a existência de vagas.

Uma vez que são muitas regras, a FUVEST publica anualmente o Manual do Candidato. Nele estão relacionadas todas as questões relativas ao vestibular, bem como aos candidatos.

A universidade observa com rigor as normas de cotas. Tanto raciais quanto sociais. Além disso, os que se declaram pretos, pardos e indígenas também tem seu direito garantido.

Obedece ainda a garantia de vagas para estudantes vindos das escolas públicas. Tudo isso em ambas as principais maneiras de ingresso. No entanto, existem outras.

A FUVEST ainda recebe estudantes que se destacam em olimpíadas de disciplinas acadêmicas, tanto nacionais quanto no exterior.

Estudantes especiais que não estejam em cursos regulares podem ter acesso através da Seção de Aluno existente em cada curso. No entanto, é preciso seguir o calendário acadêmico.

Estrangeiros podem concorrer normalmente tanto por meio do vestibular quanto do ENEM.

Além dos meios de acesso a USP conta com diversos programas de auxílio e orientação aos seus alunos.

Outros programas USP Cursos

Nesse sentido a instituição criou o programa USP Cursos e as Profissões. Como resultado, os alunos podem se informar sobre o funcionamento da universidade, bem como receber orientação na escolha da profissão.

Por meio desse programa a USP realiza a Feira USP e as Profissões. O evento acontece a cada semestre. Sempre com uma feira na capital e outra em uma das unidades no interior.

A fim de ajudar alunos com dificuldades de se manter, a USP criou o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. De acordo com as necessidades o aluno terá auxílio para moradia, alimentação, livros e transporte.

Ainda é possível conseguir ajuda financeira para trabalhos de pesquisa e pós-graduação.

O programa Vem pra USP se destina a esclarecer os alunos do ensino médio a fim de que se preparem para o vestibular da instituição. O programa é uma parceria com o governo do estado de São Paulo.

Além disso, o Vem pra USP criou o USP EducaSP, também em parceria com a FUVEST e o governo paulista. Esse programa oferta curso adicionais aos alunos do ensino médio das escolas do estado de são Paulo.

O impacto social é muito alto uma vez que esses programas estão nas oito cidades paulistas que contam com unidades da USP Cursos. São elas: São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Santos e São Carlos.

Alguns dos cursos mais procurados estão disponíveis em mais de uma unidade. Além disso, existem ofertas para atividades com bolsas de estudo em várias das disciplinas.

USP cursos gratuitos online oferecidos:

Coursera

A Coursera é voltada para  professores da USP e instituições que oferecem aprendizado aos alunos. A USP oferece cursos grátis dentro da plataforma cursera.

Todos conteúdos oferecidos dos cursos pela USP estão disponíveis em: https://www.coursera.org/usp.

 E-Aulas

O E-Aulas USP é o portal de videoaulas da USP, por ele é  possível acessar gratuitamente 3819 horas de vídeos.

Todo conteúdo é  voltado para inúmeras áreas e níveis e diferentes níveis de ensino:

  • como Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Cultura e extensão;
  • Ensino Médio;

Canal USP

O Canal USP no YouTube é um método fantástico para estudar e evoluir. As aulas estão em  vídeos  e são organizados por assuntos. Portanto, os alunos da USP interessados podem encontrar vários tipos de conteúdo.

Acesse o canal nesse link do Canal da USP abaixo. (https://www.youtube.com/user/usponline/playlists?view=50&sort=dd&shelf_id=6).

Números da USP

USP Cursos
USP Cursos

Os números da USP realmente impressionam. São cerca de 60.000 alunos somente na graduação. Além disso, cerca de seis mil professores e mais 14.000 funcionários administrativos.

A fim de manter toda essa estrutura o orçamento da USP em 2020 chegou perto de um bilhão de reais. A unidade da capital é maior do que muitas cidades brasileiras.

A instituição garante acima de vinte por cento da produção científica brasileira e está em sétimo lugar na produção de pesquisa mundial.

A USP administra ainda onze museus, seis hospitais sendo dois veterinários e pelo menos 14 institutos de pesquisa, entre eles o Butantã.

Além disso, 250 cursos de formação superior, espalhados em mais de quarenta bases de ensino e pesquisa.

Ademais, os cursos de mestrado e doutorado juntos somam mais de seiscentos cursos em todas as especialidades.

Considerações finais

Eis um resumo das atividades da USP, sobre seus cursos e como fazer parte da maior universidade do país. Com toda a certeza ainda tem muito que mostrar. Por exemplo: mestrado, doutorado, pesquisas e muito mais.

A universidade de São Paulo tem reconhecimento mundial, e sem dúvida, é um grande centro de estudo do conhecimento humano. São essas e muitas outras razões que fazem valer o esforço de entrar para a USP Cursos.