Curso Porteiro e Vigia Senac: Inscrições, Requisitos Mínimos, Gratuidade

Curso de Porteiro e vigia pelo SENAC, como se inscrever e diferenciais do curso.


Curso Porteiro e Vigia Senac

O curso tem como objetivo  qualificar as pessoas no desenvolvimento de serviços de portaria e vigilância em empresas e condomínios através de técnicas de atendimento ao cliente tanto interno como externo, assim como  contribuir em questões como manutenção, conservação, segurança pessoal e também patrimonial. 

Diferente do que se pensa,  a profissão de porteiro e de vigia são diferentes e de acordo com o Ministério do Trabalho elas são definidas como:

Porteiro: o  responsável pelo fluxo de pessoas, com foco sempre em orientar e encaminhar as pessoas para o local desejado. 

Vigia: o profissional que zela pelo patrimônio e tem como principal função inspecionar e fiscalizar as dependências para evitar imprevistos como incêndios, entrada de pessoas desconhecidas e também roubos. 

Diante dessas diferenças, o Curso Porteiro e Vigia Senac aborda as questões em módulos diferentes e permite que o aluno aprenda e se especialize em ambas as profissões. 

Curso de porteiro Senac
Curso de porteiro Senac

Com carga horária de 160 horas, o curso desenvolvido pelo Senac traz em sua grade curricular temas como:

  • Atividades do serviço de portaria com 84h – a qual envolve diversos aprendizados como direitos e deveres dos porteiros, estrutura organizacional, códigos de comunicação, tipos de correspondência, segurança do trabalho, habilidades de redigir relatórios e documentos, interpretação de normas e mediar conflitos entre outros;
  • Realização de medidas preventivas de segurança pessoal e patrimonial com 60h – a qual envolve conhecimento de instalações da portaria e acesso, equipamentos de segurança dos condomínios e empresas, providência nas ocorrências, prevenção de incêndio, primeiro socorros, instrumentos de controle, habilidades de organização do ambiente de trabalho, identificação de atitudes suspeitas, registros por meio escrito e eletrônico entre outros;
  • Projeto Integrador Porteiro e Vigia com 16h, o qual envolve um trabalho de conclusão de curso sobre a área em questão estudada podendo ser abordado de diferentes formas. 

Requisitos Mínimos

Quem procura  fazer o Curso Porteiro e Vigia Senac, por sua vez, também precisa ser em mente alguns requisitos básicos para o seu desenvolvimento. 

Apesar de não ser nada tão específico, o curso exige que o aluno:

  • Tenha mais de 18 anos;
  • Tenha ao menos o ensino fundamental incompleto; 

Inscrições Curso de Porteiro e Vigia Senac

A inscrição, por sua vez, não é nada complicada e quem deseja fazer pode seguir o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site oficial do Senac do estado onde mora;
  • Clicar em “Cursos livres”;
  • Procurar por Porteiro e Vigia Senac;
  • Clicar sobre a opção. Nisso uma nova página irá abrir e apresentar todas as informações sobre o curso;
  • Para se inscrever, entretanto, é necessário clicar em “Matricular-se” ou então “Comprar”; 
  • Fazer o login solicitado, realizar o pagamento e pronto! A inscrição será efetuada. 

Contudo, caso a opção não apareça pode ser que não existam turmas abertas ainda para o curso em questão e ao invés de matricular-se uma opção chamada “Mostrar próximas turmas” pode surgir, assim como o botão “Avise-me sobre novas turmas”; 

Neste caso é necessário cadastrar um e-mail e ficar atento as mensagens eletrônicas que irá receber do Senac.