Curso de Porteiro e Vigia Senac: Todo serviço de portaria e vigilância requer conhecimento e habilidade, uma vez que a responsabilidade é bem expressiva nesse caso. Com isso o curso porteiro e vigia Senac pode ser uma boa opção para quem esteja pensando em atuar na área daqui para frente. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está entre as instituições reconhecidas nacionalmente e seu certificado tem grande valia diante das grandes empresas de condomínios do país.

A procura na área tem sido cada vez maior e ter certificado traz reconhecimento ao profissional, assim como diferencial na hora de se candidatar em uma vaga de emprego. 

Neste conteúdo falamos tudo sobre o  que o Curso Porteiro e Vigia Senac aborda, assim como inscrições, requisitos mínimos e o PSG – Programa Senac de Gratuidade. Acompanhe. 

Curso Porteiro e Vigia Senac

Diferente do que se pensa,  a profissão de porteiro e de vigia são diferentes e de acordo com o Ministério do Trabalho elas são definidas como:

Porteiro: o  responsável pelo fluxo de pessoas, com foco sempre em orientar e encaminhar as pessoas para o local desejado. 

Vigia: o profissional que zela pelo patrimônio e tem como principal função inspecionar e fiscalizar as dependências para evitar imprevistos como incêndios, entrada de pessoas desconhecidas e também roubos. 

Diante dessas diferenças, o Curso Porteiro e Vigia Senac aborda as questões em módulos diferentes e permite que o aluno aprenda e se especialize em ambas as profissões. 

 

O curso tem como objetivo  qualificar as pessoas no desenvolvimento de serviços de portaria e vigilância em empresas e condomínios através de técnicas de atendimento ao cliente tanto interno como externo, assim como  contribuir em questões como manutenção, conservação, segurança pessoal e também patrimonial. 

Com carga horária de 160 horas, o curso desenvolvido pelo Senac traz em sua grade curricular temas como:

 

  • Atividades do serviço de portaria com 84h – a qual envolve diversos aprendizados como direitos e deveres dos porteiros, estrutura organizacional, códigos de comunicação, tipos de correspondência, segurança do trabalho, habilidades de redigir relatórios e documentos, interpretação de normas e mediar conflitos entre outros;
  • Realização de medidas preventivas de segurança pessoal e patrimonial com 60h – a qual envolve conhecimento de instalações da portaria e acesso, equipamentos de segurança dos condomínios e empresas, providência nas ocorrências, prevenção de incêndio, primeiro socorros, instrumentos de controle, habilidades de organização do ambiente de trabalho, identificação de atitudes suspeitas, registros por meio escrito e eletrônico entre outros;
  • Projeto Integrador Porteiro e Vigia com 16h, o qual envolve um trabalho de conclusão de curso sobre a área em questão estudada podendo ser abordado de diferentes formas. 

Requisitos Mínimos

Quem procura  fazer o Curso Porteiro e Vigia Senac, por sua vez, também precisa ser em mente alguns requisitos básicos para o seu desenvolvimento. 

Apesar de não ser nada tão específico, o curso exige que o aluno:

  • Tenha mais de 18 anos;
  • Tenha ao menos o ensino fundamental incompleto; 

Inscrições Curso de Porteiro e Vigia Senac

A inscrição, por sua vez, não é nada complicada e quem deseja fazer pode seguir o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site oficial do Senac do estado onde mora;
  • Clicar em “Cursos livres”;
  • Procurar por Porteiro e Vigia Senac;
  • Clicar sobre a opção. Nisso uma nova página irá abrir e apresentar todas as informações sobre o curso;
  • Para se inscrever, entretanto, é necessário clicar em “Matricular-se” ou então “Comprar”; 
  • Fazer o login solicitado, realizar o pagamento e pronto! A inscrição será efetuada. 

Contudo, caso a opção não apareça pode ser que não existam turmas abertas ainda para o curso em questão e ao invés de matricular-se uma opção chamada “Mostrar próximas turmas” pode surgir, assim como o botão “Avise-me sobre novas turmas”; 

Neste caso é necessário cadastrar um e-mail e ficar atento as mensagens eletrônicas que irá receber do Senac. 

Gratuidade Curso Porteiro e Vigia Senac

Quem não possui condições de pagar pelo curso porteiro e vigia Senac pode ficar atento as vagas mesmo assim pela possibilidade que o Programa Senac de Gratuidade (PSG) traz ao usuário. 

Ele é um programa criado pela instituição e cujo objetivo é fornecer a oportunidade de estudar de graça pelas pessoas de baixa renda. Sendo assim, diversas opções de cursos, incluindo o Senac porteiro e vigia podem ser aprendidos por ele. 

A inscrição para as bolsas, entretanto, acontecem em datas diferentes e com isso o interessado precisa ficar atento ao site do Senac e data de inscrição.

Vale lembrar que o PSG é um modelo classificatório e a seleção dos candidatos se dá pelos seguintes critérios:

  • Seleção por Estado;
  • Seleção para o curso oferecido conforme disponibilidade de vagas;
  • Classificação obtida pela ordem de inscrição;
  • Comprovação dos requisitos exigidos por documentos comprobatórios.

 Vale lembra que para participar do PSG, o candidato não pode:

  • Estar cursando outro curso na instituição de ensino;
  • Ter renda maior que 2 salários mínimos. 

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Cursos SENAC 2022 – Conheça os Cursos e Como fazer

➡️ Inscrição SENAC 2022 – Como fazer, Requisitos e Cursos

➡️ Bolsa de estudos para cursos Senac

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.