IFMT inscrições abertas para o Curso de Instalação de placas Solares com bolsa

Estão abertas as inscrições para o curso de instalador de placas solares oferecido pelo IFMT Cuiabá Octayde em parceria com Sindenergia. Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja se qualificar e ingressar no mercado de energias renováveis. O curso tem duração de três meses e é totalmente gratuito.

Vagas Disponíveis para o Curso de Instalação de placas Solares:

Serão disponibilizadas 111 vagas, sendo que 23 delas são exclusivas para mulheres. Essa iniciativa visa incentivar a participação feminina nesse setor, buscando promover a igualdade de gênero. Além disso, nos anos de 2023 e 2024, o IFMT capacitará um total de 596 pessoas, sendo 311 delas em Cuiabá.

Horário das aulas e Bolsa:

As aulas serão ministradas no período noturno, facilitando o acesso de quem trabalha durante o dia, e aos sábados pela manhã. Os alunos selecionados terão direito a uma bolsa única no valor de R$ 400,00, além do material didático necessário para o curso.

A qualificação oferecida pelo IFMT é parte do Programa Qualifica Mais Energif, que busca ampliar e capacitar a mão de obra na área de energias renováveis. Essa iniciativa tem sido realizada em parceria com o Sindenergia, Sindicato das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Energia, que doou um conjunto de equipamentos para a aplicação das aulas práticas nas cidades de Cuiabá, Sinop e Pontes e Lacerda.

As inscrições estão abertas para pessoas maiores de 18 anos que tenham estudado até a 5ª série do ensino fundamental em escola pública e possuam CPF. A seleção dos candidatos será feita por meio da análise dos documentos apresentados no ato da inscrição, dando prioridade para pessoas inscritas em programas sociais do Governo Federal, estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, indígenas ou quilombolas, entre outros.

É importante ressaltar que essa ação do IFMT, intermediada pela Pró-Reitoria de Extensão em parceria com a Setec-MEC, também alcança outros três municípios: Primavera do Leste, Sinop e Pontes e Lacerda. Nos próximos dois anos, serão capacitadas 596 pessoas pelo IFMT, sendo 311 delas em Cuiabá. Dentre os capacitados, 120 serão mulheres, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina no mercado de energias renováveis.

Se você está interessado em ingressar nessa área promissora, não perca essa oportunidade. Faça sua inscrição e garanta seu lugar no curso de instalador de placas solares do IFMT. Invista no seu futuro e contribua para um mundo mais sustentável.

Edital do concurso:

Para mais informações é importante consultar o edital através do link:  Edital Nº 25/2023.

CursoCarga HoráriaModalidadeLocalAssistência EstudantilMulheres (Mínimo de 20%)Total de Vagas
Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador em Sistema Fotovoltaico)200hPresencialIFMT – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva (Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95, Centro, Cuiabá-MT)R$ 400,00, de acordo com as regras estabelecidas no item 1.5 deste edital23

Curta e compartilhe essa notícia!