Inscrição Jovem Aprendiz 2022

Muitas vagas de emprego para jovens estão disponíveis no mercado. Com isso saber fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2022 é uma boa maneira de concorrer a elas. Quem possui de 14 a 24 anos, por exemplo, pode fazer o cadastro. Assim como participar dos processos seletivos e conseguir sua primeira oportunidade de trabalho. 

Neste conteúdo separamos um passo a passo de como fazer o processo. Uma vez que

 ainda existem muitas pessoas que possuem dificuldade. Além disso, informações do que é de fato é o Jovem Aprendiz 2022 também foram repassadas. Assim como seus benefícios e requisitos mínimos. Acompanhe.

Inscrição Jovem Aprendiz 2022

Fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2022 não é muito difícil. Basta achar a instituição certa para se cadastrar. Hoje se você procurar por vagas de jovem aprendiz no Google surgem muitas opções. Contudo cada uma tem uma forma diferente de aceitar a inscrição. Portanto separamos abaixo uma passo a passo de como fazer.

  • Procurar por instituições ou empresas com vagas disponíveis. 

Dentre as opções estão site de emprego como Indeed. Assim como instituições mais específicas para jovens como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Senac entre outros. Empresas conhecidas com Bradesco e Coca-Cola entre muitas outras também entram para esta lista de oportunidades. 

  • Acessar instituição e procurar por vagas Jovem Aprendiz;

Caso a instituição possua vagas, a mesma irá listar as oportunidades, assim como área de desenvolvimento. É importante ficar atento, uma vez que as vagas mudam conforme forem preenchidas. 

  • Fazer um cadastro na plataforma escolhida, onde as informações servirão como currículo.

Nesta parte é muito importante ficar atento as informações repassadas. Assim como informações pessoais de contato e documentos, algumas plataformas pedirão dados educacionais. Bem como também profissionais e de conhecimento. Preencha tudo. Para fazer isso basta seguir as recomendações que a plataforma oferece.

  • Procurar pela vaga que interessa. Clicar em se candidatar. 

Nesta parte muitas instituições abrem espaço para que o jovem aprendiz 2022 se candidate a vaga. Neste caso, todas as informações cadastradas irão ser repassadas a empresa. Assim como a mesma entrará em contato caso o currículo entre para o perfil da vaga. Portanto sempre coloque informações verdadeiras e atualizadas de contato. 

  • Pronto! Basta aguardar o contato ou ficar de olho na plataforma para possíveis novas vagas. 

O que é o Jovem Aprendiz 2022?

Agora que todas as dúvidas sobre como fazer a inscrição Jovem Aprendiz 2022 foram sanadas, vale saber o que é o programa. Criado em 2000 pelo Governo Federal, o programa é exigido por lei as empresas brasileiras. Entram para a obrigatoriedade aquelas que possuem porte médio ou grande. 

Segundo o governo seu principal objetivo é incentivar a aprendizagem de jovens e adolescentes. Onde a capacitação acontece com a experiência dentro da área de trabalho. Contudo, a lei da aprendizagem também exige carga horária reduzida, assim como direitos trabalhistas como:

  • Carteira de Trabalho assinada;
  • Remuneração;
  • Vale-refeição ou alimentação;
  • Vale-transporte; 
  • Décimo 13° Salário;
  • Férias;
  • FGTS.

O horário de trabalho varia de 4 a 6 conforme política da empresa. A vaga também pode ser oferecida a mesma pessoa por um período máximo de dois anos. Ainda segundo a lei, as empresas precisam ter em seu quadro de funcionários, jovens entre 5 a 15% dependendo do seu tamanho. 

Vale destacar  que as vagas de jovem aprendiz possuem processo de recrutamento próprio. Ou seja, cada empresa decide como acontecerá. Assim, ao realizar a inscrição jovem aprendiz 2022 é importante ficar atento ao processo. Pois diferente do que se pensa, o processo varia de empresa para empresa.

Requisitos Mínimos para Inscrição Jovem Aprendiz 2022

Contudo, assim como benefícios, o programa também traz alguns requisitos mínimos como:

  • Idade entre 14 a 24 anos;
  • Estar matriculado em uma escola ou ter finalizado o ensino médio;

Algumas empresas, por sua vez, podem trazer regras específicas quanto a vaga. Dessa forma é importante ficar atento as informações no campo de inscrição Jovem Aprendiz 2022. Algum delas, por exemplo, priorizam jovens em vulnerabilidade, assim como alunos que estudam em escolas públicas brasileiras. 

Ponto importante a destacar é que jovens que apresentem algum tipo de deficiência não precisam seguir tais requisitos.

Conclusão

Por fim, podemos concluir através desse arquivo que realizar inscrição Jovem Aprendiz 2022 não é complicado. Acessando o site da instituição ou empresa que deseja atuar é possível fazer cadastros. Assim como se candidatar na vaga de forma rápida e tranquila. Além de esperar o contato da empresa após o processo. 

Aprendemos que podem participar desse programa jovens que possuem de 14 a 24 anos. Portanto se encaixam todos aqueles que estejam em busca da primeira oportunidade de trabalho. Além disso, também pessoas que estejam em busca de conhecimento sobre as mais diferentes áreas ensinadas em uma empresa. 

É possível adquirir conhecimento administrativo, bem como operacionais e de produção nas vagas. Ao se candidatar e ser aceito, o jovem terá até dois anos para continuar na empresa conforme contrato.  Em conclusão, o Jovem Aprendiz permite ganhar experiência profissional, obter seus direitos trabalhistas e capacitação. 

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Jovem Aprendiz Bradesco: Como fazer a inscrição

➡️  Jovem Aprendiz Senac Inscrição e vagas

➡️  Jovem Aprendiz Casas Bahia como se inscrever