Técnico em Farmácia Senac: Você precisa saber sobre esse curso!

O curso Técnico em Farmácia Senac está entre as importantes especialidades no Brasil. Quem procura por ele tem como foco trabalhar diretamente em farmácias. E não se pode negar o quanto o mercado farmacêutico está aquecido. Portanto, quem deseja encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho pode encontrar nele uma boa especialização. Montamos um guia detalhado, para ter informação sobre a possibilidade de bolsa de estudo gratuita Leia até o fim e tenha um bônus.

Sobre o curso:

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso busca ensinar tudo sobre o universo farmacêutico. Através dele é possível ter uma boa base sobre a manipulação de medicamentos, por exemplo. Quem gosta de trabalhar na área da saúde pode ter nesse tipo de curso uma boa referência. 

Fato é que as unidades Senac no Brasil já abriram as inscrições para o curso técnico em Farmácia Senac. Neste conteúdo, você descobre tudo sobre o curso, como fazer a inscrição através da Internet e requisitos mínimos para participar. Acompanhe.

Curso Técnico em Farmácia Senac

O curso técnico em Farmácia Senac está entre o leque de especializações da instituição. Com uma carga horária de 1200 horas, o curso permite aprender a auxiliar procedimentos farmacêuticos. Neles estão inclusos a manipulação dos medicamentos, assim como o controle de qualidade dos mesmos. 

A opção também permite ao aluno conhecimento sobre a colaboração da venda e orientação de uso dos produtos da farmácia. Em sua ementa, o curso leva a realização de atividades dentro do ambiente farmacêutico, bem como ações de promoção a saúde.  Com 16 módulos de aprendizado, o curso permite aprender:

  • Fundamentos da área da saúde como composição do corpo humano;
  • Conceitos relacionados a medicamentos como: categoria genérico, similar, referência;
  • Funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Realização de cálculos utilizados em drogarias, farmácias e outros ambientes de saúde;
  • Comercializar e orientar o consumidor sobre produtos de higiene pessoal, assim como perfumaria e cosméticos;
  • Auxílio no fornecimento de medicamentos e outros produtos a unidades de dispensação, hospitalar e  clínicas médicas;
  • Realização de operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos e cosméticos de forma I e S;
  • Atuação nos programas de qualidade e realização de testes de qualidade dos produtos desenvolvidos;
  • Primeiros Socorros;
  • Projeto Integrador.

Diferente da graduação, o curso técnico em farmácia Senac não exige estágio. Contudo, durante sua execução possibilidades poderão surgir e o estudante pode aceitar ou não a oportunidade. Por outro lado, o curso oferece certificado de participação, o qual é reconhecido em todo o país. 

Requisitos Mínimos

Para participar do curso técnico em farmácia Senac é importante ficar atento aos requisitos mínimos exigidos. Assim como outras modalidades oferecidas pela instituição, o curso requer escolaridade e idade mínima. Dentre os requisitos mínimos estão:

  • Idade Mínima de 17 anos;
  • Escolaridade do Ensino Médio incompleta;
  • Obrigatoriedade de ter cursado ao menos o 2° ano do ensino médio.
  • Certificado de Reservista para estudantes homens. 

Inscrições do curso técnico em farmácia Senac

As inscrições para o curso técnico em farmácia Senac depende da região onde mora. Cada estado conta com uma unidade do Senac capaz de ofertar o curso. Neste caso, é essencial que o interessado fique atento as datas. Assim como também ao site específico e cidade onde deseja cursar. 

Para se inscrever é necessário:

  • Acessar o site oficial do Senac;
  • Escolher a região do país onde mora e clicar sobre ela;
  • Ao fazer isso, uma nova aba irá abrir com o site oficial do estado do aluno;
  • Lá é necessário digitar Técnico em Farmácia Senac na lupa; 
  • Ao buscar, as opções de cursos para a área irão abrir. Basta clicar sobre elas;
  • Caso turmas estejam abertas um botão de “Compra” ou então “Matricule-se” irá abrir, para se inscrever é necessário clicar sobre ele. 
  • Uma tela de login irá aparecer, basta seguir as recomendações da plataforma, escolher a forma de pagamento e pronto. A inscrição será finalizada. 

Vale lembrar que o curso técnico em farmácia Senac é pago. Desse modo é necessário que o aluno faça um investimento para cursá-lo. Os valores, por sua vez, variam conforme a unidade escolhida.

Bolsa de Estudo | Técnico em Farmácia

Contudo, para quem pensa em concorrer a uma bolsa, o curso técnico de farmácia também costuma abrir vagas gratuitas pelo PSG – Programa Senac Gratuidade.

Para quem ainda não conhece, o PSG é  um programa desenvolvido pelo próprio Senac. Ele é focado na oferta de bolsas de estudo a quem não tem possibilidade de pagar. Contudo, neste caso alguns critérios de participação são exigidos como renda máxima de até dois salários mínimos, assim como não estar cursando nenhum outro curso Senac.

Além destas regras, o interessado em participar do PSG também precisa ficar atento ao período de inscrições. Diferente do período normal com pagamento, a inscrição do curso técnico em farmácia Senac possui datas e horários específicos e que são avisados pela plataforma. 

Ao acessar o sistema, o candidato precisa se inscrever no período solicitado. Além disso,  também é importante saber que as vagas são dadas de forma classificatórias, assim como disponibilidade das mesmas. 

Outras escolas com Bolsa:

Como bônus vamos listar outras instituições com gratuidade:

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Técnico em Podologia Senac: Inscrições, Requisitos Mínimos

➡️ SENAC Cursos Gratuitos – Lista de Cursos e Como fazer

➡️ Melhores cursos técnicos de Enfermagem