Início » Senac » Curso de Bartender do Senac: Curso Grátis! faça sua inscrição.

Curso de Bartender do Senac: Curso Grátis! faça sua inscrição.

O Curso de Bartender do Senac é ideal para que gosta de trabalhar com bebidas. Destinado a alunos maiores de idade, a especialização ensina a preparar coquetéis e toda rotina administrativa da profissão. Quem se especializa na área pode ganhar até 10 mil reais se considerar as gorjetas segundo especialistas.

Realizado em diversas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso é considerado como livre. A especialização também conta com certificação, a qual é reconhecida em todo território nacional. Já a carga horária é de 200h, onde desde a organização até o preparo das bebidas pode ser aprendido. 

Neste conteúdo abordamos tudo sobre o Curso de Bartender do Senac, desde sua grade curricular, assim como sua inscrição e requisitos mínimos exigidos. Acompanhe. 

Curso de Bartender do Senac

Ideal para quem possui habilidade em executar várias tarefas, o curso de Bartender do Senac é uma das opções interessantes. Através dele é possível aprender a preparar bebidas e coquetéis para a área da alimentação. Além disso, a profissão também pode ser utilizada no ramo do turismo e hospitalidade. 

Durante as aulas, o curso permite compreender sobre o conceito de mixologia. Assim como interpretar fichas técnicas e aplicar técnicas de dosagem as bebidas também. Durante sua grade curricular diversos temas são abordados. Neles estão inclusos a organização do ambiente de trabalho, assim como a preparação adequada dos drinks e planejamento da carreira. 

Neste sentido, na grade curricular do curso de Bartender do Senac estão:

  • A adoção de boas práticas nos serviços de alimentação, assim como higienização dos equipamentos e utensílios;
  • Conhecimento sobre todos os tipos de bebidas;
  • Interpretação de fichas técnicas como  medidas, ingredientes e métodos de preparo;
  • Aprendizagem sobre o conceito de mixologia, importância da pesquisa e processo criativo;
  • Classificação dos coquetéis, coquetelaria contemporânea e escolas de coquetelaria;
  • Aplicação de técnicas de dosagem e preparo de flambados, frozen e trifásicos;
  • Anotação de pedidos;
  • Identificação das características das bebidas como densidade, teor alcoólico, cor, sabor e aroma;
  • Preparação dos coquetéis;
  • Consumo responsável de bebidas alcoólicas;
  • Segurança aplicada a operação do bar como primeiros socorros, ergonomia entre outros;
  • Controle de estoque do bar;
  • Planejamento da carreira e identificação do perfil profissional. 

Requisitos Mínimos 

Por trabalhar diretamente com bebidas alcoólicas, o curso de Bartender do Senac traz alguns requisitos mínimos importantes. São eles: 

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ter concluído o ensino fundamental inteiro;
  • Ter celular, tablet ou outro dispositivo tecnológico com conexão a internet em caso de aulas remotas.
curso bartender senac
curso bartender senac

Inscrições 

Para se inscrever no Curso de Bartender do Senac não é difícil. Contudo, o interessado deverá prestar atenção ao Senac da região onde mora. As unidades oficiais são separadas por estados. Neste caso, o ideal é procurar o Senac do estado e consultar as unidades onde o curso está disponível. 

Contudo, há uma maneira fácil de encontrar a unidade correta a ser acessada. Basta seguir o passo a passo abaixo para se inscrever no curso de Bartender onde mora.

  • Acessar o site oficial do Senac Brasil;
  • Escolher a região do país onde mora e clicar sobre o estado;
  • Automaticamente, o usuário será encaminhado para o site do Senac estadual; 
  • Lá é necessário buscar na lupa sobre “Curso Bartender do Senac”; 
  • Opções irão abrir. Então é necessário selecionar a opção desejada;
  • Informações sobre o curso aparecerão, assim como um botão de “matricular-se” ou “comprar”; 
  • Ao clicar sobre ele informações sobre valores e formas de pagamento irão abrir. Basta realizar o login, fazer o pagamento e pronto. A inscrição será concluída. 

Informações extras sobre documentações, período de aulas e materiais serão enviadas posteriormente pela plataforma. Do mesmo modo, pode acontecer das turmas do cursos de Bartender do Senac ainda não estarem disponíveis. Neste caso, a plataforma irá informar quando novas turmas irão abrir.

Para não perder o prazo de inscrição, o aluno pode cadastrar o e-mail na plataforma de forma a receber um aviso quando a mesma for aberta. Quem pretende concorrer a uma bolsa de estudos, também precisa ficar atento aos prazos. A inscrição para bolsas, por sua vez, é diferente da inscrição normal com pagamento. 

Contudo, vale lembrar que a inscrição online não é a única opção para participar do curso. Caso o acesso à internet esteja prejudicado, vale a pena dar uma passada na unidade Senac de forma presencial. Por lá, também é possível fazer a inscrição, assim como saber informações extras sobre turnos, períodos, formas de pagamento e documento obrigatória.

PSG – Programa Senac Gratuidade

E assim como demais cursos da instituição, o Curso Bartender do Senac também conta com possibilidade de bolsa de estudo. A mesma é oferecida pelo PSG – Programa Senac Gratuidade, uma iniciativa de especialização gratuita. O programa disponibiliza vagas grátis para que pessoas com baixa renda possam se especializar no mercado de trabalho. 

Porém vale lembrar que algumas regras neste caso precisam ser seguidas. Para participar do programa, o aluno precisa ter renda máxima de dois salários mínimos e não estar cursando nenhum outro curso da instituição. Para concorrer também é necessário se inscrever no período especifico divulgado no site. 

Além disso tudo, as vagas são classificatórias e a entrega da documentação comprobatória exigida.  

Esse artigo foi útil para você?

Leia Também:

➡️ Cursos SENAC 2022 – Conheça os Cursos e Como fazer

➡️ Técnico em Farmácia Senac: Inscrição, Bolsa de estudo

➡️ Hotmart Cursos: Do aluno ao mestre