A gastronomia tornou-se uma tendência depois do crescimento dos programas de TV com disputas para identificar o melhor chef em determinada área gastronômica, diante disso a procura por cursos tecnológicos e profissionalizantes de gastronomia também cresceram na mesma proporção.

Você gosta de cozinhar? Você está pensando em mudar de carreira e conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho na área da gastronomia? Se você respondeu sim para ambas as perguntas, esse texto foi escrito especialmente para você.

O profissional da área da alimentação pode atuar em restaurantes, lanchonetes, hotéis, feiras gastronômicas, cruzeiros, resorts, bares, buffets de festas e eventos, entre outros, ou, ainda, pode abrir o seu próprio negócio. Portanto existe uma infinidade de oportunidades de trabalho para quem atua na área de gastronomia e alimentação.

Lembre-se que preparar um prato vai muito além de decorar uma receita, cozinhar é uma arte, por isso a pessoa que decide atuar nessa área precisa desenvolver as habilidades necessárias tanto para administrar uma cozinha ou um restaurante, quanto para construir pratos memoráveis.

Curso Grátis de Culinária e Gastronomia

Para iniciar nosso guia de cursos de culinária e gastronomia começamos com uma instituição que disponibiliza opções de cursos gratuitos o IPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância. A escola é pioneira e ganhadora de diversos prêmios.

Possui diversos cursos em diversas áreas do conhecimento, a seguir vamos citar alguns cursos disponíveis grátis de culinária e gastronomia:

  • Salgados e Assados;
  • Introdução a Confeitaria Básica;
  • Café da manhã Low Carb;
  • Culinária Básica;
  • Massas e Pizza;
  • Arroz com costelinha de Porco
  • Coquetelaria Básica;
  • Salgados;
  • Panquecas;
  • Panificação;
  • Saladas;
  • Comida Saudável;
  • Comida de Buteco;
  • Comida Mexicana;
  • Risotos.

Para acessar os cursos é bem simples e rápido. Basta realizar o cadastro ou iniciar o acesso com seu perfil do Facebook ou conta google.

Os cursos são divididos em módulos, após a conclusão o aluno pode receber o certificado por meio digital ou por meio correio (Esse modalidade tem custo de envio e confecção).

Caso o aluno tenha interresse em progredir no curso é possível migrar para mais módulos, essa modalidade é paga, contudo com preços acessíveis a todos com possibilidade de desconto.

Outras escolas de Gastronomia e Culinária

Se você pretende se profissionalizar nessa área é necessário procurar cursos renomados para aprender a arte da cozinha. Pensando nisso, separamos para você os 5 melhores cursos na área de gastronomia e alimentação existentes no Brasil.

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial presente em vários estados do Brasil oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão universitária, cursos técnicos, e cursos livres na área de gastronomia. Esses cursos são reconhecidos pela sua excelência e podem ser realizados presencialmente ou na modalidade EAD, com, por exemplo os cursos de Cozinha Brasileira e Gestão da Segurança de Alimentos.

Acesse os cursos ofertados pelo Senac aqui: https://www.ead.senac.br/cursos-por-area/gastronomia/

PUC-PR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná oferece um curso tecnológico em gastronomia que é reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2018 o curso foi premiado pelo INEP como o melhor curso do Paraná dentre as universidades privadas. Esse curso é presencial, por isso conta com uma cozinha didática moderna, biblioteca com um ótimo acervo bibliográfico específico do curso, além de laboratórios de bioquímica. Ele Tem duração de 2 anos e suas disciplinas abordam tanto a atuação do cozinheiro quanto a gestão de um empreendimento gastronômico.

Obtenha mais informações através do link: https://www.pucpr.br/cursos-graduacao/tecnologia-em-gastronomia/

Unicesumar

A Unicesumar oferece um curso tecnológico em gastronomia na modalidade EAD. Esse curso tem duração de 2 anos e conta com um material de didático online completo, inclusive os livros utilizados neste curso receberam o prêmio Belas Artes Design da ABED em 2017.  O curso tenta associar teoria e prática por meio de atividades como fotografar e relatar o passo a passo de um prato ou participar de um desafio gastronômico. Ao final do curso aluno estará apto para atuar como um chef de cozinha. 

Descubra mais informações sobre o curso da Unicesumar por meio do link: https://www.unicesumar.edu.br/ead/cursos-graduacao/gastronomia/

Laureate

A Laureate por meio do site EAD.BR oferece o curso em tecnologia em gastronomia na modalidade a distância por um valor muito acessível. Esse curso tem duração de 2 anos, é reconhecido pelo MEC, bem como possui aulas interativas, simuladores e laboratórios virtuais que auxiliam no processo de ensino aprendizagem dos alunos. 

Acesse o curso: https://loja.ead.br/graduacao/gastronomia-tecnologia?EDM=UAM&EDC=Cursos&EDG=Site_IES&utm_source=UAM&utm_medium=Site_IES&utm_campaign=Cursos 

Cruzeiro do Sul

A Universidade Cruzeiro do Sul oferece o curso tecnológico em gastronomia nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. O curso de tem duração de 2 anos, nesse período o aluno tem acesso a eventos e feiras da área, visitas técnicas, concursos gastronômicos, monitorias, congressos, oficinas, workshops, entre outros. Bem como ele pode realizar pesquisas na área por meio do grupo de estudos Gegastro.

Saiba mais sobre o curso, acesse: https://www.cruzeirodosul.edu.br/graduacao/gastronomia/ 

Agora, é com você! Analise suas opções e faça a melhor escolha, não perca tempo, o seu futuro profissional não pode esperar.

Cursos de Gastronomia Gratuitos:

 

Leia Também:

➡️ Cursos SENAC 2022 – Conheça os Cursos e Como fazer

➡️ Como emitir o certificado dos cursos da Fundação Bradesco

➡️ Bolsa de estudos para cursos Senac

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.